Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bairro Renascer está com 50% das obras de rede de esgoto concluídas

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado, está executando no bairro Renascer obras de esgotamento sanitário. Até o momento, já foram concluídas cerca de 50% dos nove mil metros de rede coletora que serão instaladas no bairro.


O Renascer, que fica próximo a estrada do Moinho, região Sul de Cuiabá, receberá, além da rede coletora, 1.092 ligações domiciliares e uma estação elevatória para receber o esgoto, que, posteriormente, será lançado e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Engenheiro Zanildo Costa Macedo, no bairro Dom Aquino.


Conforme explica o engenheiro da Sanecap responsável pela fiscalização da obra, Rubens Jacinto do Espírito Santo, a rede de esgoto do Renascer poderia estar concluída se não fosse o período chuvoso, o que está dificultando o trabalho no bairro. “Todo a obra tem sido feito com cautela, pois o bairro Renascer abriga três nascentes, o que atrapalha a escavação. Como estamos em período chuvoso o solo fica muito úmido e o problema de alagamento nas escavações são frequentes, por isso é preciso fazer o bombeamento da água que fica acumulada nos buracos abertos para colocar a manilha”.


O engenheiro informa que a parceria entre os dois governos definiu que o Estado seria responsável pelos materiais, enquanto que a Prefeitura, com a mão de obra. Para tanto, a Prefeitura investiu R$ 937.513,35. A conclusão da obra, segundo Rubens do Espírito Santo, está prevista para o mês de maio.

Segundo a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, as obras de esgoto do Renascer contribuirá para a preservação do rio Cuiabá, pois todo ele será coletado e levado a uma estação de tratamento e, posteriormente, ser devolvido ao meio ambiente. “Estamos trabalhando, juntamente com os governos Federal e Estadual, para que os nossos rios e córregos sejam preservados. Para tanto, estamos executando obras de esgotamento sanitário em vários bairros da capital e, ainda, ampliando nossa capacidade das estações de tratamento de esgoto. Com isso, Cuiabá terá quase 79% do esgoto tratado”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet