Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Caravana do Mutirão da Cidadania inicia atendimento pela Baixada Cuiabana

Começa neste fim de semana a edição 2009 do Mutirão da Cidadania. O primeiro município a receber a caravana será Acorizal, neste domingo (01). O projeto tem o objetivo de levar diversos serviços públicos até as comunidades carentes. A caravana do Mutirão atenderá 11 cidades no mês de março, iniciando pela Baixada Cuiabana. Além dos municípios, o Mutirão atenderá ainda comunidades indígenas.


Durante um dia inteiro, a população terá acesso a serviços como emissão de documentos - registro de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho; orientações jurídicas, sobre direitos do consumidor, palestras educativas sobre saúde, trânsito e meio-ambiente; além de orientações sobre os programas sociais da Secretaria e atividades de lazer.

Este ano, alguns dos órgãos parceiros do mutirão são: Instituto de Identificação, Sine, Secretaria Estadual de Saúde, Banco do Brasil, Cartório de Registro Civil, Defensoria Pública, MT Saúde, Procon, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Meio Ambiente, Detran, Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Cultura e Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Depois de Acorizal a caravana segue para Nobres (02), Nova Mutum (04), Tapurah (06), Santa Rita do Trivelato (08), Diamantino (10), Nova Marilândia (11), Nova Maringá (13), São José do Rio Claro (14), Itanhangá (16), Itanhangá – Comunidade Indígena Simeone (18) e Nova Ubiratã (21). Encerrando o mês, dia 29, o mutirão será no bairro Centro América, em Cuiabá.

“O projeto Mutirão da Cidadania foi criado para facilitar a vida da população carente, levando até as comunidades mais distantes o acesso gratuito a serviços públicos, além de atividades de lazer. Muitas pessoas perdem oportunidade de emprego, de conseguir a aposentadoria por falta de um documento, uma informação. Acredito que a função social do Mutirão é enorme”, afirmou a secretária Terezinha Maggi.

BALANÇO - No ano passado, o projeto realizou 217.892 atendimentos, percorreu aproximadamente 40 municípios do interior e atendeu três bairros de Cuiabá e Várzea Grande, além de comunidades indígenas do Xingu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet