Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

'IV Marcha das Violetas' acontece no dia 6 em Cuiabá

No próximo dia 6 de março (Dia Internacional da Mulher), estará acontecendo a ‘IV Marcha das Violetas’ em Cuiabá, com concentração dos participantes na Igreja do Rosário e São Benedito, às 15h30m. O itinerário do grupo começa a partir da Praça do Rosário, avenidas Tenente Coronel Duarte e Getúlio Vargas. A comemoração final terá lugar na Praça Alencastro. 


Segundo previsões da coordenação, devem participar quatro a cinco mil pessoas, a exemplo do ano passado. O tema da marcha, em 2009, é ‘Justiça, Eqüidade e Paz’.

Desde 2005, a Prefeitura de Cuiabá, através da Vice-Prefeitura, realiza a ‘Marcha das Violetas’ como programação do ‘Dia Internacional da Mulher’. O prefeito Wilson Santos sublinha que a mulher tem galgado merecidos espaços no cenário mundial em todos os segmentos, e isso se deve, principalmente – avalia – ‘ao reconhecimento de Justiça ao grande valor da mulher como participante integral da sociedade’:

“Já se vão longe os tempos de discriminação à mulher em todos os sentidos. Muito se avançou de lá para cá, mas ainda existem setores importantes a ser conquistados pela mulher, o que acontecerá naturalmente. É uma tendência irreversível. Pois hoje já prevalecem conceitos revigorados e legítimos acerca da participação da mulher em atividades antes restritas aos homens. Numa visão mais clara do que ela representa no contexto social, o mundo inteiro se curva à sua inteligência e ao seu valor, não apenas como mãe e um dos suportes imprescindíveis do lar”, afirma o prefeito.

Histórico da ‘ Marcha das Violetas’ - Assim é denominada por resgatar a importância da revista ‘A Violeta’, na construção da cidadania das mulheres cuiabanas. A revista foi fundada em 1916 por um grupo de jovens das escolas do antigo curso Normal e de senhoras da sociedade cuiabana, sendo editada pelo ‘Grêmio Literário Júlia Lopes’.

Segundo a professora Jacy Proença, coordenadora do evento, “marchamos por uma cultura de Paz, livre de preconceitos, discriminações e intolerâncias. Marchamos pela igualdade entre homens e mulheres, e também pela igualdade de oportunidades, pela fraternidade entre os povos, solidariedade e Justiça. Marchamos pela cidadania”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet