Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Percival propõe Festa do Trevo no calendário turístico de MT

Realizada anualmente em Jaciara, a Festa do Trevo deverá ser incluída no calendário de eventos turísticos de Mato Grosso. O projeto de lei, que dispõe sobre a oficialização da festa, já foi apresentado na Assembléia Legislativa pelo deputado Percival Muniz (PPS).


Promovida pelas Lojas Maçônicas Estrela do São Lourenço e Acácia Vale do São Lourenço, a popular e tradicional “Festa do Trevo” é realizada há 19 anos e visa arrecadar recursos para a manutenção do Abrigo Sombra da Acácia. Tem duração de cinco dias e se inicia na véspera do feriado de Corpus Chrithis.

A festa é voltada para toda a família e conta com atrações para todas as idades. “Em todas as noites acontecem apresentações culturais locais, regionais e estaduais, assim como sorteios de brindes. Além disso, um parque de diversões também é montado, para entreter as crianças”, assinala Edmar Felício da Silva, um dos organizadores do evento.

Segundo ele, a idéia da realização da festa nasceu da necessidade de se construir um local que abrigasse os idosos carentes da região do Vale do São Lourenço, que engloba, além de Jaciara, os municípios de Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. “Mas após a construção do Abrigo Sombra da Acácia, inaugurado em dezembro de 1995, a festa continuou sendo realizada, pois é com dinheiro arrecadado que se mantém o Abrigo durante o ano inteiro, além de doações da comunidade”.

Cada ano, acrescenta Edmar, a festa conta com uma participação maior da população, que abraça a causa, “pois sabe o destino do dinheiro arrecadado e pode comprovar a qualidade do serviço prestado visitando o Abrigo”. Em média, nos últimos anos, foram contabilizados cerca de 15 mil visitantes nos cinco dias de festejos.

Para o deputado Percival Muniz, diante da relevância da festa para Jaciara e toda a região do Vale do São Lourenço, é de suma importância que passe a figurar no calendário de eventos de Mato Grosso, “pois, além de valorizar a cultura regional, incentiva o turismo, favorecendo a economia local e a melhoria na qualidade de vida dos moradores. Sem falar, é claro, na possibilidade do Abrigo atender um maior número de idosos”, atestou.

O Abrigo – Inaugurado em 2 de dezembro de 1995, o Abrigo Sombra da Acácia é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, no sítio Sombra da Acácia s/nº, zona rural de Jaciara.

Conforme dados do parlamentar, o Abrigo possui estrutura física para atender até 80 idosos. “Todavia, o número de idosos atendidos hoje está abaixo do limite apenas porque o processo de triagem se torna fundamental, pois é o único que presta esse tipo de serviço na região. A procura é realmente grande, mas como a intenção é prestar um serviço de qualidade, é inviável atender um número maior de idosos no momento”, relatou Muniz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet