Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap implanta macro-medidores na Capital


A Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap continua se aprimorando para o combate dessa questão tão polêmica no universo do saneamento: as perdas de água nos sistemas de abastecimento, como um todo. “Se as perdas de água forem minimizadas em Cuiabá, ou neutralizadas a percentuais não significativos, registraríamos um avanço fenomenal na área de saneamento básico. Hoje em dia, prática que já deveria ter sido adotada em passado distante, economizar água é dever coletivo da sociedade. É um tesouro que, em hipótese alguma, justifica ser desperdiçado”, analisa o prefeito Wilson Santos. 
Para a presidente da Sanecap, professora Eliana Rondon Lima, “uma vez que não existe a chamada ‘perda zero’ de água, o que a Sanecap está fazendo é investir em tecnologias e processos que tenham como objetivo reduzir essa perda, gerando eficiência e assegurando a regularidade do abastecimento público, como é o caso da automação”.

Desde a implantação do Planejamento Estratégico, salienta a engenheira Rondon, a Sanecap tem investido de forma constante em equipamentos. “O objetivo é assegurar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário”, salienta. 

Uma das medidas dessa eficiência é o desenvolvimento de um programa de redução de perdas no âmbito da Companhia, incluindo a instalação de novos macro-medidores, “equipamentos que garantem maior precisão e confiabilidade na obtenção de dados de controle das operações de abastecimento em diversas estações de tratamento de água de Cuiabá”, afirma Eliana.

Foram instalados, na Capital, 24 macro-medidores nas seguintes estações de tratamento de Água: Engenheiro José Brunelo Bombana (ETA I), na Avenida Presidente Marques; Austregésilo Homem de Mello (ETA II), na Avenida São Sebastião; Wilson Pereira Padilha - ETA Porto), Coophema, Parque Cuiabá e Parque Municipal Dante de Oliveira (Ribeirão do Lipa). Assim, com a instalação desses equipamentos será possível realizar um efetivo gerenciamento do volume de água produzido nas Estações de Tratamento e do distribuído à população.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades. Bairros localizados em pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta, informa a diretoria da Sanecap.





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet