Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Lula quer países em desenvolvimento mais presentes em organismos internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem (20), maior participação dos países em desenvolvimento em organismos internacionais ligados à economia, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Para o presidente, a reformulação da composição de tais organismos é “inadiável”.


“A reformulação das instâncias e das governanças financeiras é inadiável. O G8 [grupo dos sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia] mostrou-se aquém das necessidades atuais. O G20 [grupo dos países em desenvolvimento] é parte da solução”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, instituições como FMI e o Banco Mundial só vão recuperar sua credibilidade e sua capacidade de ação quando houver maior participação dos países em desenvolvimento.

"Não faz sentido aumentarmos nossa contribuição para essas instituições enquanto os países ricos, responsáveis pela atual crise, que afeta a todos, continuarem a dar as cartas nessas instituições”, afirmou Lula, em encontro de empresários brasileiros e argentinos na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontraram-se hoje (20), na sede da Fiesp, para elaborar uma estratégia conjunta para a próxima reunião do G20, que será realizada em Londres no mês de abril.

“Ao chegarmos, no dia 2 de abril, a Londres para o [encontro do] G20, teremos consciência de que será a primeira vez, na história dos últimos dois séculos, que dois países em desenvolvimento vão chegar a uma reunião com mais autoridade moral do que os países ricos. Porque a nossa economia está mais arrumada, porque os nossos bancos estão mais sólidos”, afirmou Lula.





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet