Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trabalhadores da Embraer protestam contra demissões

Trabalhadores do primeiro turno da fábrica da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em São José dos Campos (SP), participaram hoje (20) de um ato em protesto às 4,2 mil demissões anunciadas pela empresa na tarde de ontem (19). Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os trabalhadores que chegavam nos ônibus da empresa desceram antes de chegar à sede e caminharam carregando faixas até a portaria da Embraer, onde foi realizado o protesto. Logo depois, os funcionários assumiram seus postos de trabalho.


O sindicato não soube informar quantos trabalhadores participaram da manifestação, mas disse que o ato foi pacífico e sem a ocorrência de acidentes. Segundo informações do sindicato, a Embraer emprega 21 mil trabalhadores, dos quais cerca de 15 mil estão em São José dos Campos. Esta seria a maior demissão em massa anunciada pela empresa, que não comunicou a medida oficialmente ao sindicato.

De acordo com informações publicadas no site do sindicato, a entidade já vinha insistindo em marcar uma reunião para discutir soluções para possíveis problemas acarretados pela crise econômica global, já que havia boatos de demissões. Uma das cobranças feitas era a garantia de emprego dos trabalhadores desde o ano passado. Entre as alternativas defendidas para evitar demissões está a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e de direitos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet