Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitos da região Noroeste buscam ajuda do Governo para atender exigência da Anac

A preocupação com o atendimento à nova legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) imposta aos aeroportos do país trouxe, nesta manhã de quarta-feira (18), os prefeitos da região Noroeste à sede do Executivo estadual. Acompanhados do deputado estadual José Riva, os gestores municipais foram atendidos em audiência, no Palácio Paiaguás, pelo governador Blairo Maggi, a fim de chegarem a um entendimento para o problema de regularização dos aeroportos da região.


O secretário de Estado de Educação, Saguás de Moraes, que participou da reunião, revelou que o governo analisa a proposta apresentada pelo deputado José Riva e que nesta quinta-feira (19.02) o governador pretende discutir a questão com o ministro da Defesa Nacional, Nelson Jobim, em Brasília (DF). O governador Blairo Maggi tem audiência marcada com Jobim para tratara de outros assuntos.

O deputado Riva propõe autilização de equipamentos da Aeronáutica que não estão sendo usados em alguns aeroportos de São Paulo, que seriam solicitados à Anac para restabelecer as linhas da região Noroeste. “São equipamentos caros e fora da realidade dos municípios”, argumentou o deputado, acrescentando que a reivindicação dos prefeitos ao governo seria para ajuda não só na compra, mas na verificação da existência de linhas desativadas com esses equipamentos.

Conforme lembrou o deputado Riva, a mudança na legislação da Anac, de novembro de 2008, exige que qualquer aeronave com 12 metros de comprimentos faça uso de equipamento diferenciado para os aeroportos, especificamente para o combate de incêndios às aeronaves, diferente dos caminhões dos bombeiros.

A ampliação das patrulhas que atendem aos Consórcios Intermunicipais da região foi outra reivindicação dos prefeitos dos municípios do Noroeste. Segundo Saguás, o secretário de Estado de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, José Aparecido dos Santos, participou da reunião e fará um estudo do problema. Para o deputado, devem-se rever os consócios. “Tem consórcios atendendo mais de 600km de estradas”, disse.

A prefeita de Colniza, Nelci Capitani, está confiante que os problemas serão resolvidos. “Vamos aguardar solução. Os primeiros passos já foram dados. Temos um governador prestativo, atencioso e preocupado”, ressaltou. Participaram ainda da audiência, os prefeitos de Juara, José Alcir Paulino; de Juruena, Bernadinho Crozetta; de Castanheira, José Antunes de França; de Aripuanã, Carlos Roberto Torremocha; de Juína, Altir Peruzzo; e de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima; além de vereadores das cidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet