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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Ouvidoria da Ager auxilia na melhoria dos serviços fiscalizados

O número de solicitações registradas pela Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) em 2008, de acordo com o relatório anual, superou a marca dos anos anteriores. Foram 14.351 ocorrências entre informações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios relativos aos setores de energia elétrica e transporte intermunicipal de passageiros. Para a Ager, esse aumento representa o reconhecimento do trabalho prestado pela Agência e a consciência dos usuários em relação aos seus direitos.

Desde 2001 o contato entre os usuários dos serviços delegados à Ager e a Agência é feito diretamente com a Ouvidoria, por meio de telefone, e-mail, cartas ou na própria Agência. Pioneiro entre as instituições de Administração Pública do Governo de Mato Grosso, o serviço de Ouvidoria implantado pela Ager segue o modelo de atendimento ao usuário oferecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), primeiro órgão conveniado à Agência Reguladora.

Para o diretor Ouvidor da Ager, Francisval Mendes, as solicitações registradas pela Ouvidoria são fundamentais para analisar a qualidade da prestação dos serviços públicos. “Por meio dos números revelados, analisa-se ganhos de qualidade e melhoria na prestação dos serviços. E isso resulta em benefícios imediatos para todos e mais diálogo entre os envolvidos, concessionária, usuário e poder concedente”, explicou o diretor.

No ano passado as solicitações passaram a ser registradas também em áudio. O coordenador da Ouvidoria, Joelmar Varjão, disse que esse novo método também é importante para garantir segurança ao usuário. "As gravações podem auxiliar caso a ocorrência seja mal interpretada ou haja algum tipo de desentendimento. É uma forma de garantir um bom atendimento ao usuário”.

Uma das preocupações da Ouvidoria é finalizar as ocorrências e dar um retorno imediato ao consumidor. Em 2008, das 14.351 solicitações feitas, 12.730 tiveram resposta imediata, o que representa 88,7% do total. As outras 1.621 ocorrências foram encaminhadas para a área técnica da Ager.

O relatório também mostra que a maioria das solicitações são informações a respeito do setor de energia elétrica. Em 2008 foram 10.092. No setor de transporte o maior registro também é de informações, 966 idosos, aposentados ou pensionistas se informaram sobre a Lei 8.823/2008, que prevê a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal de passageiros para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e tenha renda máxima de dois salários mínimos.

A Ager já recebeu mais de 64.653 solicitações desde que a Ouvidoria iniciou os trabalhos, em 2001.

A Ouvidoria da Ager funciona sempre em horário comercial e os interessados podem entrar em contato por meio do telefone de discagem gratuita 0800 647 64 64, por fax no 3618 6104, por e-mail no site da Agência www.ager.mt.gov.br ou ainda pessoalmente ou por carta endereçada à Avenida Carmindo de Campos, nº 329, no bairro Shangri-lá, em Cuiabá - MT.

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