Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prossegue em Cuiabá encontro de diretores regionais da Sema

Prossegue nesta quarta-feira (18.02), no auditório do Parque Massairo Okamura o 1º Encontro de Regionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O encontro, que visa o nivelamento de conhecimentos, reúne em Cuiabá, diretores das 11 unidades regionais da Sema no interior.

Neste segundo dia de encontro, os diretores regionais participam de palestras sobre temas administrativos. O secretário executivo do Núcleo Ambiental, Moacir Couto Filho será o primeiro palestrante da manhã. Durante todo o dia eles vão discutir temas ligados a Ouvidoria Setorial, Qualidade de Vida, Planejamento, Gestão de Pessoas, Tecnologia de Informação, Financeiro, Aquisições e Contrato e Apoio Logístico.



Ontem pela manhã, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, falou, durante a abertura do evento, sobre as ações prioritárias do Governo do Estado para 2009 e a responsabilidade de todos no combate aos crimes ambientais em Mato Grosso. “Com o início de mais um ano, vamos evoluir ainda mais rumo a gestão ambiental responsável”, salientou ele. “Sabemos das dificuldades e necessidades mas sabemos também que alcançamos uma evolução significativa resultado do trabalho de todos. A evolução é gradativa e passa também pelo envolvimento da sociedade como um todo”.

Entre as ações prioritárias destacadas pelo secretário está a realização da Conferência Mundial Katoomba, entre os dias 01 e 04 de abril, evento que irá reunir em Cuiabá, especialistas de indústrias florestais e de energia, instituições de investigação, setor financeiro, ONGs ambientais e comunidades pesquisadoras de todo o mundo para discutir e apresentar temas ligados a questão ambiental. Durante o evento serão apresentadas iniciativas visando controlar o desmatamento na região Amazônica Brasileira, as opções de REDD - Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação, mecanismo criado para produzir reduções nas emissões de dióxido de carbono (CO2), por meio da compensação financeira aos proprietários de matas naturais que se prontificarem a proteger as florestas.

Também estarão em debate questões ligadas a mudanças climáticas, como conciliar os desafios atuais com soluções econômicas e ambientais entre outros. Durante o evento, o Governo do Estado, por meio da Sema estará lançando o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e leis sobre o uso de energias limpa, além de projetos de gestão florestal (reflorestamento e recuperação de áreas degradadas), dentre de uma serie de ações que serão desencadeadas, em cumprimento a uma agenda verde de Mato Grosso.

O secretário Luis Henrique Daldegan destacou ainda, entre as ações prioritárias para este ano, o MT Legal e as discussões em torno do Plano de Controle e Prevenção do Desmatamento que incluiu ações pautadas na fiscalização e gestão florestal, com ênfase na recuperação de áreas degradas.

Após a fala do secretário, os diretores regionais participaram de palestras nas áreas de Biodiversidade, Recursos Hídricos e Gestão Florestal.

No primeiro dia do evento foram oito palestras ministradas por técnicos ambientais da sede principal onde os diretores puderam esclarecer dúvidas e traçar novas estratégias que serão implementadas nas unidades regionais.

No período da tarde, o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Afrânio Migliari deu início as palestras deixando a mensagem de que “todas as regionais são de extrema importância e que as informações adquiridas neste encontro devem ser levadas para suas unidades e assim trabalhadas”.

Durante o evento os técnicos estão apresentando toda visão e missão de cada superintendência, trazendo para cada diretor regional o momento de reflexão e diálogo para esclarecimento de dúvidas e questionamento para adequação de suas unidades.

Segundo o diretor da regional de Rondonópolis, Silvestre José de Arruda, a importância desse encontro está em padronizar os procedimentos que são de extrema necessidade, uniformizando todos numa única linguagem.

“Além de expor nossas dificuldades, estamos levando melhorias para nossa unidade, acreditando que com essa adequação iremos agilizar os serviços de licenciamento” diz Fabio Zonta diretor regional de Guarantã do Norte.

Participaram ainda do primeiro dia do evento o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo, o secretário executivo do Núcleo Sistêmico, Moacir Couto Filho, superintendentes e técnicos da Sema e diretores das unidades regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Aripuanã, Guarantã do Norte, Cacéres, Juína, Juara, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Villa Rica.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet