Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Índios desocupam entrada da Funai, mas mantêm protestos

Os cerca de 40 índios que estavam acampados há 21 dias em frente à sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Dourados (MS), desocuparam na manhã de hoje (17) as calçadas do local. Após quase duas horas de negociação com a Polícia Federal, eles deixaram a frente do prédio cumprindo mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça, mas montaram acampamento em uma praça a poucos metros dali.


“Vamos continuar protestando”, disse a índia guarani-kaiowá Dirce Veron, uma das manifestantes e também membro da organização não-governamental Índias em Ação. “Queremos que a Margarida [Nicoletti] deixe a chefia da Funai e não vamos parar.”

A servidora Margarida Nicoletti é superintendente regional da Funai em Dourados. Índios que pedem a seu afastamento afirmam que ela é responsável por atrasos em entrega de cestas básicas às comunidades do sul de Mato Grosso do Sul, pela dificuldade na obtenção de documentos e pela assistência-técnica precária à agricultura indígena.

O acampamento em frente à Funai é o terceiro protesto realizado pelo grupo desde o fim do mês passado. Antes disso, eles chegaram a invadir a sede da Funai e também bloquearam por três dias o trecho da rodovia MS 156, que liga Dourados a Itaporã.

A Funai, entretanto, afirma que não reconhece a legitimidade do protesto e descarta a saída de Nicoletti. Segundo o órgão, os índios que estão protestando não são lideranças tradicionais dos cerca de 40 mil indígenas da região e nem representam a maioria deles.

À época do bloqueio da rodovia, uma assembléia indígena realizada em Dourados também decidiu não apoiar os protestos para afastamento de Nicoletti. As manifestações, entretanto, foram mantidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet