Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Setecs já realizou mais de 16 milhões de atendimentos em seis anos

O nível de vida das famílias mais pobres de Mato Grosso apresentou melhora significativa de 2003 para cá. Os contingentes gerais de pobreza, ou seja, o percentual de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza passou de 23,6%, em 2003, para 17,2% em 2008. É a primeira vez na história do Estado que o número de pobres tem um índice inferior a 20% de sua população. Os dados são oriundos da última Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.


Esses dados e outros indicadores sociais foram apresentados pela secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, durante a abertura do 7º Encontro de Gestores Municipais das Áreas de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, promovido pela Setecs, no auditório da Fiemtec, em Cuiabá.

Durante a abertura do evento, Terezinha destacou que a redução dos malefícios da pobreza é a prioridade da Setecs, que desde 2003 trabalha com quatro eixos principais: a assistência social como plataforma inicial da intervenção na vida das famílias pobres; a garantia dos direitos de cidadania como a afirmação do respeito ao cidadão; o comunitarismo como fator de agregação social e o trabalho, as relações do emprego e a ampliação das rendas familiares como o eixo emancipador das famílias.

“Em seis anos, promovemos o desenvolvimento social e o combate à fome, buscando a inclusão e a promoção da cidadania, garantindo a segurança alimentar e nutricional, uma renda mínima de cidadania e assistência integral às famílias em todo o estado de Mato Grosso. Nesse período, a Secretaria alcançou 16,3 milhões de atendimentos em todos os programas e ações, totalizando mais de R$ 179 milhões de recursos investidos em prol das famílias carentes do Estado”, destacou Terezinha.

A secretária lembrou ainda que as ações sociais realizadas pela Setecs são feitas por meio do compartilhamento de tarefas com a gestão municipal e com diversos outros parceiros governamentais e da iniciativa privada. “Quero chamar a atenção dos prefeitos, primeiras-damas e demais gestores para que fiquem atentos aos prazos e deem especial atenção às famílias carentes dos municípios, pois muitos dos erros cometidos são por má gestão. Não admito, por exemplo, devolução ou perda de recursos, pois quem sofre é o cidadão carente, que precisa do serviço”, disse.

Durante todo o dia, os secretários-adjuntos da Setecs farão a apresentação dos principais programas de cada Pasta. O evento tem o objetivo ainda de tirar dúvidas e esclarecer aos gestores, especialmente aos novatos, como funciona a Setecs e de que maneira eles têm acesso aos projetos da Secretaria.

De acordo com dados da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), dos 141 municípios, 103 estão com novos prefeitos. A presidente da Associação das Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Ana Tenório, do município de Arenápolis, ressaltou que eventos dessa natureza são muito importantes, pois os municípios não conseguem trabalhar sozinhos. “As demandas são enormes e sem o apoio do Governo do Estado fica praticamente impossível desenvolver um trabalho que trará resultados. O Estado possui 117 municípios de pequeno porte, a grande maioria ainda depende de recursos federais e estaduais, portanto, cabe ao gestor encontrar soluções e alternativas criativas para desenvolver a sua cidade. E a Setecs é uma Secretaria parceira nesse sentido. São inúmeros os projetos que podemos levar para o município e com isso melhorar a vida das famílias”, disse Tenório.

Após a abertura do encontro, a secretária Terezinha Maggi apresentou em entrevista coletiva à imprensa, os resultados de 2003 a 2008 da Setecs e explicou detalhadamente os programas desenvolvidos na Pasta.

Participaram da abertura do evento o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, a esposa do vice-governador do Estado, Roseli Barbosa, a representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome (MDS), Aline Diniz Amaral, a presidente da APDM, Ana Tenório, e os secretários-adjuntos da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior (Assistência Social), Vanessa Rosin (Cidadania), César Vidotto (em exercício na Pasta de Trabalho e Emprego) e Benjamin Franklin Lira (Assuntos Comunitários).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet