Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Programa de informática auxilia na análise de distribuição de água

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está utilizando um programa de informática, o ‘Epanet’, que tem melhorado o desempenho no setor de Distribuição e Macromedição de água. O programa ajuda na simulação do comportamento hidráulico, suprindo as dificuldades de armazenamento de todos os dados referentes ao abastecimento de água.


Conforme explica o engenheiro sanitarista do setor de Distribuição e Macromedição da Sanecap, Paulo Mário Costa Cardoso, o programa Epanet é capaz de simular o sistema hidráulico e a qualidade da água, como, por exemplo, a energia de bombeamento e seu respectivo custo, a porcentagem de vazão da água, o consumo de energia e onde existe pressão.

O engenheiro explica ainda que o Epanet evita escavações desnecessárias por parte da Sanecap, pois permite visualizar exatamente a origem do problema e qual é a melhor solução. “Este programa permite planejar o desempenho hidráulico do sistema de água e, ainda, ajuda a fazer um estudo de perdas para a Companhia”.

No entanto, segundo Paulo Cardoso, para fazer essas simulações é preciso saber quantas e quais são as ligações que estão interligadas às linhas de abastecimento. “Estamos atualizando todos esses dados no sistema, pois para saber o que estamos perdendo é preciso saber o quanto é distribuído”.

Até o momento já foram atualizadas as ligações das linhas do Novo Terceiro, São João Del Rey, Grande Terceiro, CPA, Bom Clima, Jardim Vitória, Bosque da Saúde, Morro da Colina e Tijucal.

Epanet - foi desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental (APA), dos Estados Unidos, que o distribui gratuitamente em conjunto com vários materiais de apoio. É um simulador amplamente testado, que auxilia os profissionais da indústria da água, os consultores, os docentes e os estudantes de engenharia e outras disciplinas técnicas na divulgação da simulação de sistemas de abastecimento de água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet