Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Após 30 anos de enxaqueca, homem descobre que remédio piora problema

Por pelo menos 30 anos, o militar reformado Walacir Cheriegate, 66, sentiu-se "como se tivesse dois estiletes pontiagudos entre os olhos, na altura da pálpebra". As dores de cabeça, no início esporádicas, foram aumentando de frequência até que se tornaram diárias.


Durante dez anos ele viveu assim, com dor 28 dias por mês, em média. "Tomava até seis analgésicos diariamente. Em qualquer roupa, bolsa ou paletó, tinha um comprimido. Quando abria uma farmácia nova, eu ia ver se tinha chegado algum remédio forte", conta.

Procurou "todos os especialistas que podem existir". Foram no mínimo 20 profissionais, entre neurologistas, acupunturistas e massoterapeutas, entre outros. "Busquei até aconselhamento espiritual. Eu corria atrás de tudo o que existia, mas a dor era constante."

Ele chegou a torcer para que algum exame acusasse uma doença. "Uma vez fiz uma ressonância magnética e pensei: "Se Deus quiser, vão encontrar um problema no meu cérebro". Ficava torcendo para dar positivo e eu descobrir o que era."

Walacir diz que a disciplina militar o ajudou a tocar a vida mesmo quanto tinha as dores fortes. "Somos preparados para o combate. Se eu for chamado para uma missão, tenho que ir independentemente de como estiver. Nunca deixei de dirigir uma reunião, mesmo com a cabeça latejando. Eu dizia que a vida tinha que continuar", diz.

Mas, quando estava em casa e a dor vinha, trancava-se num quarto escuro, tomava pelo menos dois analgésicos e colocava gelo na cabeça. "Quando o desespero era grande", ia ao pronto-atendimento do hospital para tomar remédio na veia.

Walacir brinca que sua mulher, com quem é casado há 37 anos, é "uma santa" por ter passado por tudo isso ao seu lado.

Diagnóstico
Foi com a bolsa cheia de exames que ele chegou ao consultório de um neurologista que fez um diagnóstico que surpreendeu Walacir: ele sofria de uma enxaqueca que havia se tornado diária justamente por causa dos analgésicos que tomava para aliviar a dor.

Não foram os exames que acusaram o problema, já que, nesse caso, eles servem apenas para descartar outras doenças, como um possível tumor.

O diagnóstico da enxaqueca é todo clínico, baseado nos sintomas que cada paciente tem e nos exames feitos pelo médico no consultório.

Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, que atendeu Walacir, tomar analgésicos duas ou três vezes por semana por de um a três meses é suficiente para que quem já tem enxaqueca -doença neurovascular que afeta de 12% a 15% da população- passe a ter crises diárias ou quase diárias.

Isso acontece porque quem tem enxaqueca tem uma disfunção no chamado sistema antinociceptivo, ou sistema antidor. "É ele que produz endorfinas, nossos analgésicos endógenos. Com o uso regular de analgésicos, o cérebro interpreta, burramente, que não precisa produzir esses analgésicos endógenos, e aí vem a dor", explica o neurologista, que é coordenador técnico do Ambulatório de Cefaleias Crônicas do Instituto de Neurologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O recomendado, em casos como o de Walacir, é tomar remédios preventivos, que ajudam a reduzir a frequência e a intensidade das dores.

Já os analgésicos usados nas crises têm que ser suspensos temporariamente, algo que não é fácil, pois, além da dor, o paciente pode experimentar sintomas da abstinência do remédio -como suor frio, tremores, insônia ou náuseas.

"Os primeiros dez dias [de tratamento] foram os piores da minha vida. Foi duro porque eu tinha que continuar trabalhando, mas o organismo foi reagindo", lembra Walacir.

O sacrifício valeu a pena. Com a ajuda do remédio preventivo e a "desintoxicação" dos analgésicos, ele disse que "voltou a viver". "Ressuscitei para a vida. Há cinco anos nunca mais tive uma dor que passasse da leve", comemora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet