Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Movimento contra a municipalização da Santa Casa recebe apoio

Cartazes e faixas estampavam o sentimento dos funcionários e membros do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, durante movimento de protesto contra a municipalização do hospital realizado nesta segunda-feira (16). Atentos à importância do fato, os vereadores Ananias Filho, Mohamed Zaher, Reginaldo Santos e o presidente da Casa de Leis, Helio Pichioni discursaram em favor da maternidade, que está em funcionamento há mais de 30 anos na cidade.


Ananias Filho foi duro em sua fala e cobrou atitudes respeitosas da gestão municipal, em relação à Santa Casa. Segundo o parlamentar, antes de cogitar publicamente a possibilidade de municipalização da entidade, o Executivo deveria ter consultado o Conselho Municipal de Saúde e a Câmara Municipal.

“Esta gestão precisa respeitar a Legislação. Municipalizar algo que está dando certo é colocar a Santa Casa como bode expiatório, para esconder problemas sérios que o município vem enfrentando no que tange a saúde”, enfatizou Ananias.

Para o vereador, antes de querer reinventar o modelo existente, o governo deveria auxiliar instituições que realmente precisam de ajuda, como o Hospital São José. Ananias também pediu melhorias no Pronto Atendimento e intervenção no Hospital Regional.

O parlamentar, aproveitando a oportunidade, comentou o fechamento da entrada da maternidade, considerando o ato como afronta ao cidadão. Segundo ele, vários hospitais pelo país, que realizam atendimento particular e público dispõem de portas distintas de entrada e isso não determina discriminação à diferenciação.

Em nome da Câmara municipal, o vereador colocou o mandato à disposição da Santa Casa para ser utilizado como ferramenta contra a municipalização.

O vereador Reginaldo Santos elogiou a administração da Santa Casa, que segundo ele, há tempos não tinha uma saúde financeira como agora. Para o vereador, os esforços da prefeitura pela municipalização deveriam ser canalizados para o Hospital São José e demais órgãos de saúde do município.

Em defesa da instituição, discursaram os médicos Luis Straliotto e Jaeder Pereira. O funcionário da Santa Casa, Cícero Moraes, após entregar uma carta pedindo apóio ao presidente da Câmara, Helio Pichioni, falou em nome de todos os funcionários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet