Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rondonópolis registra 9 casos de leishmaniose em 2009

Nove casos de de leishmaniose já foram registrados neste ano em Rondonópolis. O Coordenador Geral do Departamento de Saúde Coletiva, Alencar Líbano, esclarece que a única maneira de se combater doenças como leishmaniose e a dengue é envolver toda a sociedade. 


O prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) mobilizou diversas Secretarias num trabalho conjunto de combate à Leishmaniose. Trata-se de um Mutirão para fazer a limpeza dos terrenos, vistoriar e tratar imóveis com focos, realizar a borrifação perifocal, avaliar sinais e sintomas, coletar lixo e coletar sangue de cães suspeitos de estarem contaminados para posterior análise laboratorial. 

Oito tratores, dez caminhões, duas pás carregadeiras, 150 trabalhadores da Coder, centenas de agentes comunitários de saúde, médicos veterinários e inúmeros prestadores de serviço iniciam as atividades do mutirão nos locais onde foram detectados os maiores focos da doença em Rondonópolis, ou seja, na região da Vila Cardoso, Poroxo, Jardim Glória, Participação, Amparo, Cidade Alta, São José, São Sebastião, Panorama e São Pedro. O objetivo é eliminar os focos de leishmaniose, doença grave causada pelos protozoários do gênero Leishmania e transmitida ao homem através da picada do mosquito Lutzomia longipalpis. 

Além da limpeza feita pela Coder, ações educativas como conscientização e orientação sobre os riscos da doença são realizadas pelos agentes de saúde. O Mutirão é uma ação conjunta realizada entre as todas as Secretarias. As ações de limpeza e conscientização estendem-se pelos próximos 30 dias, prazo suficiente para que os trabalhos tenham sido realizados em todos os bairros da cidade. 

Em rápido pronunciamento no Centro Comunitário da Vila Cardoso, durante o lançamento do mutirão, o prefeito José Carlos Junqueira de Araújo “Zé Carlos do Pátio” falou da grande preocupação da administração com a saúde pública e pediu o empenho de todos para que se possa vencer a batalha contra a Leishmaniose e a dengue. O prefeito citou também o fato de que hoje em Rondonópolis apenas cerca de 20% da população tem esgoto sanitário, e que pretende elevar esse percentual para 60% até o final do próximo ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet