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Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Novos ônibus não aumentam a frota em Cuiabá

As empresas concessionárias do transporte coletivo de Cuiabá colocaram nas ruas, desde ontem, 19 novos ônibus. Os novos irão apenas substituir veículos que já estavam em circulação. Com isso, o total de 375 ônibus das três empresas licitadas – Princesa do Sol, Pantanal Transportes e Norte Sul - não sofre alteração.


Por enquanto, as mudanças previstas são em relação ao custo da tarifa. O aumento foi confirmado ontem pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, mas sem data definida.

Além de onerar mais o bolso do cidadão, a população sofre com o desperdício de tempo, nas longas filas de recarga do Cartão Transporte (CT). Embora a prefeitura e a MTU anunciei postos de recargas em redes de farmácias, esta é feita em poucas lojas.

Exemplo desta situação é o caso do estudante Aluísio Júnior, 20 anos. Ele esteve na sede da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) três vezes no decorrer da semana, para reabastecer o cartão. Como trabalha no período vespertino e estuda pela manhã, Aluísio é beneficiário da gratuidade, mas também custeia o transporte. Em cada dia que esteve no local, Aluísio permaneceu sete horas na fila. “Eu tive que voltar aqui por que meu cartão transporte foi barrado na catraca. A carga não foi identificada”, explicou. “Tive que perder aula para retornar aqui”, lamentou o jovem. Outra crítica do rapaz foi em relação a falta de água no local, onde há apenas um bebedouro pequeno, para atender a fila de usuários, no interior do prédio e na calçada.

Na Capital, existem 15 pontos de recarga do CT. Segundo funcionários da MTU, com o início do ano letivo, a primeira recarga do cartão está sendo realizada prioritariamente no sede da instituição. Esta medida ocasionou filas que iniciam antes do amanhecer. Estudantes residentes em Várzea Grande, beneficiados com a meia gratuidade, também tem comparecido ao local. Para amenizar o problema da aglomeração, o secretário municipal de Transportes, Edivá Alves, informou que foi inaugurado um posto de atendimento no município vizinho, para atender os casos dos estudantes de lá. Também foram acrescentados três terminais de atendimento na sede. Outra informação desencontrada dada pela prefeitura e MTU é sobre os postos de recargas. Nos pontos está informado que a recarga é ffeita em redes de farmácias. No entanto, são apenas algumas lojas dessas redes éque fazem a recarga.

Outro problema comum aos passageiros é o aumento do número de pessoas no interior dos veículos. O fluxo do trânsito também provoca atrasos na circulação dos ônibus. Nesta semana, dois funcionários da empresa Norte Sul reclamaram da demora para conduzir os passageiros, ocasionada por um caminhão quebrado na Avenida Fernando Corrêa, uma das mais movimentadas da cidade. O veículo havia sido abandonado no local e não havia naquele momento nenhum fiscal de trânsito. 

“Numa cidade séria esse tipo de coisa não acontece”, reclamou o motorista. Para o colega cobrador, a pequena quantidade de ônibus da empresa em circulação, agrava os atrasos.

 Para o secretário de Transportes Urbanos, Edivá Alves, o número de ônibus em  é suficiente para uma cidade do porte de Cuiabá. Uma das medidas que está sendo estudada pela SMTU para melhorar o tráfego é regular os horários e porte dos veículos que circulam pela cidade. O secretário disse que essa medida está sendo discutida para entrar em vigor a partir do próximo ano.
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