Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Cultura

evento

Prefeito prestigia comemoração em comunidade quilombola

Comemoração do Dia da Consciência Negra. Mais de 1.500 pessoas lotaram aquela comunidade, em sua maioria integrantes das 26 comunidades oficialmente registradas no município poconeano.

Juntamente com os secretários Euclides Santos (Seminfe), Carlos Carlão Nascimento (Educação), Aurélio Augusto (Esportes e Cidadania), vereador Roosivelt Coelho e professora Jacy Proença (Assessora Especial de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero), o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, prestigiou, na comunidade Laranjal, em Poconé, a 5ª.


Comemoração do Dia da Consciência Negra. Mais de 1.500 pessoas lotaram aquela comunidade, em sua maioria integrantes das 26 comunidades oficialmente registradas no município poconeano.

O evento, composto de palestras, oficinas, teatro, danças e música, além de comidas típicas, contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, a exemplo das Prefeituras de Poconé, Cuiabá, Seduc, Unemat, Ibama, AMM, Promotoria de Justiça Estadual, Sesc Pantanal, etc. A realização é da Comissão Executiva das Comunidades Rurais Quilombolas de Poconé.

Um dos líderes dessa comissão, Teófilo Mendes, classificou a Comemoração do Dia da Consciência Negra como produtiva, porque oportuniza, a participação de cada vez mais representantes das comunidades quilombolas e autoridades locais (Poconé) e do Estado, a discussão de questões de interesse dos quilombolas. Educação e saúde são duas principais", segundo disse.. Teófilo recordou que, no 1º. encontro, somente 40 pessoas, de duas comunidades quilombolas, participaram: "Hoje já registramos algo em torno de 1.500 pessoas presentes, sem contar as que ainda vão chegar para o baile noturno, de logo mais. Nosso movimento cresceu, está fortalecido e se fortalece anualmente", pontuou.

Evangelista Mendes da Silva, da comunidade Campina de Pedra (que sediará a 6a. comemoração em 2010), disse estar impressionado com a quantidade de pessoas agrupadas na Laranjal para prestigiar a festa: "Ano após ano tem aumentado a participação dos quilombolas. Isso é bom, prova nossa motivação, a força coletiva e a harmonia geral".

Representando a Seduc - Secretaria Estadual de Educação, a professora Ângela Maria dos Santos afirmou que o objetivo daquela reunião era promover uma reflexão sobre a vida e lutas dos antepassados negros: "Possibilita a discussão das necessidades do povo quilombola, nos mais diversos segmentos (saúde, educação, moradia, saneamento).

Lutas que remontam a tempos longínquos, de todo o processo histórico. Conforme diz o cantor Gilberto Gil, "a felicidade do negro é felicidade guerreira".

Para o vereador poconeano Emir Lucas ("Arrepiado"), o próximo encontro, em Campina de Pedra, já vai reservar boas novidades de agrado dos quilombolas. Ele citou a importância do prêmio internacional que o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, juntamente com o presidente Lula, receberam dos representantes do presidente dos EUA, Barack Obama, em função do trabalho que desenvolvem para promover o fim da desiguladade racional, além de direcionar investimentos culturais e profissionais às comunidades negras. "Arrepiado" convidou Wilson para se tornar membro da comissão e já ajudar nos preparativos da 6a. festa comemorativa ao Dia da Consciência Negra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet