Olhar Direto

Domingo, 29 de setembro de 2024

Notícias | Cultura

Projeto casa do artesão

Com a atual conjuntura econômica e política do Brasil, onde as pessoas encontram dificuldades para se (re) organizarem neste contexto político, a Sub-Prefeitura do Distrito da Nossa Senhora da Guia está proporcionando a fomentação do resgate e valorização da cultura através da comercialização dos produtos de artesanatos.


O Distrito da Guia está localizado á 30 km do centro de Cuiabá, o acesso e feita pela rodovia estadual MT 010 e MT 400 (antiga) Cuiabá – Acorizal. Segundo o IBGE (2007) tem a população absoluta de 3.801 pessoas. A economia é baseada na modesta agricultura, na pecuária e na extração de minérios, sendo que no passado á agricultura foi de grande importância para Cuiabá. Atualmente, as atividades rurais vêm sendo praticadas artesanalmente como antigamente, sem as devida “modernização”, os agricultores da região não consegue “disputar” no comercio á “fora”.

Com o intuído de resolver esse impasse, o Sub-Prefeito da Guia o Sr. Orlando Coutinho com a sua equipe técnica, elaborou esse projeto “Casa do Artesão” com o objetivo de fomentar o comercio dos produtos artesanais produzidos pelos agricultores da região direto com os turistas/ visitantes que vem diretamente todos os dias e principalmente nos finais de semana, quando a nossa praça cultural fica repleta de visitantes.

Portanto, o Sub-Prefeito aproveitando a demanda existente na região vem elaborar este projeto para aproximar os artesões com os visitantes, ao mesmo tempo resgatando e valorizando a cultura local com a produção dos produtos.









IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO: CASA DO ARTESÃO

LOCAL: Rua Luiz Ferminio da Fonseca (no espaço cultural) no Distrito da Guia,

HORARIO DE FUNCIONAMENTO: Aos finais de semana e feriados

DATA DA INAUGURAÇÃO: 08/11/2009

COORDENADOR GERAL: Sub Prefeito Orlando Coutinho

TÉCNICO RESPONSÁVEL: João Ricardo C. Bispo.

CONTATO: (65) 3353-4211; 8451-5475; 9962-1411



OBJETIVO GERAL

Fomentar a comercialização dos artesanatos dos agricultores da região do Distrito da Guia com os turistas/ visitantes, gerando rendimento maior para a comunidade. e valorizando e resgatando a cultura local com os artesanatos e com a sala da memória.



OBJETIVO ESPECÍFICO

Ø Identificar os produtos que serão comercializados;

Ø Cadastrar os artesões;

Ø Fazer uma apresentação para os artesões sobre a importância da ação;

Ø Confeccionar os rótulos dos produtos;

Ø Preparar o espaço da casa do artesão;

Ø Buscar fotos e fatos sobre a história da região.



ESTRATÉGIAS E MÉTODOS

Com o apoio da Sub-Prefeitura irá elaborar reuniões com os artesões, onde será discutida a importância da casa do artesão para a comunidade, que através da casa, irá aproximá-lo do turista/ visitante, fazendo uma venda “direta”, sem intermediações de “terceiros”.

Com o resultado da reunião será decidido qual serão os produtos fornecidos por eles para a comercialização na casa, fazendo o cadastramento dos mesmos.

Com os produtos identificados, será confeccionado o rótulo do produto: com o tipo do produto, com o nome do proprietário, contato, e a data da fabricação e da validade do produto.

O espaço da Casa do Artesão, já é existente, mas será passado por uma reforma (com pinturas e algumas modificações e instalações de prateleiras e balcões). A escolha do local do espaço foi pelo fato de que o espaço já é reservado para o lazer da comunidade, e assim, será ampliado para a comercialização e resgate e valorização da cultura, com a produção e comercialização dos artesanatos (ver no anexo).



ESTRUTURA DO ESPAÇO



O espaço da Casa do Artesão, está localizado rua Luiz Ferminio da Fonseca (no espaço cultural) no Distrito da Guia. O prédio conta com 03 ambientes sendo: uma sala principal (5x3m) com abertura com formado de balcão para uma área do lado de fora, a segunda sala (3x3m) com uma pia e a última sala (7x3m).

Nesta última sala está localizada na parte de cima, e encontra aberto, mas com o projeto se pretende fechar, ampliando o espaço para mais uma sala.

A primeira sala será onde ficará em exposição o trabalho artesanal, para a venda. A segunda sala já estará reservada para o estoque dos produtos com estrutura de prateleiras e 01 geladeira, e para uma área de descanso dos funcionários. A terceira sala está reservada para o escritório da “Casa do Artesão”, que contará com mesa, armário, ventilador, computador, telefone e o centro de atendimento ao turista, informando sobre conteúdo turístico do Distrito da Guia, facilitando a visita do turista.





O POR QUÊ? DA CRIAÇÃO DA CASA DO ARTESÃO.



Quando o turista visita um ambiente diferente do que está acostumado a freqüentar e passando momentos agradáveis nestes locais, gostando tanto da experiência vivida que á vontade de levar um pouco do lugar com ele é inevitável. Para isto é indispensável adquirir algo que o faça a lembrar destes momentos ao retorno ao seu lar.

O artesanato se torna um atrativo para os visitantes e uma alternativa de renda para o produtor rural. Sua oferta pode variar desde uma comida típica da região até um artefato que lembre a colonização da comunidade.

Um pequeno artesanato pode refletir uma grande soma de valores culturais que poderão ser encontrados em comunidades locais. Um dos objetivos do desenvolvimento do turismo rural é a valorização e conservação destes artefatos e dos patrimônios culturais da comunidade local.

Sabe-se que uma região onde por muito tempo o artesanato não é valorizado, certos produtos não estarão disponíveis a qualquer momento e nem haverá quantidade suficiente para atender a certos pedidos. Portanto, a criação do espaço da “Casa do Artesão”, será para garantir a oferta constante de produtos com qualidade. Aumentando as vendas de cada artesão que automaticamente estará valorizando a cultura local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet