Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cultura

Mundo do cinema volta sua mira contra o capitalismo e a crise

O comunismo e o terrorismo disputaram durante anos o título de vilão favorito do cinema.


Agora o capitalismo, tendo como assistente malévolo a globalização, parece estar disposto a arrancar deles esse lugar.

Pelo menos 11 dramas e documentários exibidos no Festival de Cinema de Berlim deste ano lançam um olhar sobretudo crítico sobre o mundo dos bancos e das grandes empresas, a disparidade às vezes chocante entre ricos e pobres e a realidade áspera das migrações econômicas.

Ao questionar a ideia longamente tida como natural no Ocidente de que o livre mercado é o caminho para o progresso e a globalização é uma força para o bem, os filmes encontraram eco junto a plateias cada vez mais céticas, cientes da tempestade econômica que está se agravando no mundo real.

O Festival de Berlim, que todos os anos destaca centenas de filmes novos, foi aberto este com "Trama Internacional", thriller estrelado por Clive Owens e Naomi Watts.

Ao apontar como vilão um banco que manipula dívidas no mercado, o filme deu o tom do festival.

Para seu diretor, Tom Tykwer, o fato de o filme ter se antecipado à realidade econômica acabou sendo uma coincidência lamentável.

"O fato de a bolha financeira ter se rompido no momento em que o filme está sendo lançado é algo que não me deixa feliz. É deprimente", disse ele.

Como outros em Berlim, o cineasta alemão tinha consciência da ironia do fato de seu filme ter sido feito com dinheiro de uma grande instituição financeira, admitindo que "é quase impossível rastrear a origem real do dinheiro".

Críticos acham que, ao tratar da crise econômica, os diretores estão levando adiante o tipo de cinema político que ganhou força no final da presidência de George W. Bush, marcada por filmes sobre questões como a guerra do Iraque e a saúde pública.

"Eu diria que o cinema já estava bastante político, especialmente a partir do final do mandado de Bush", disse Jay Weissberg, da publicação especializada Variety.

"As pessoas estavam iradas com a situação e havia um clima de solidariedade no ar, então foi fácil fazer filmes sobre isso. Acho que será a mesma coisa com a crise econômica."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet