Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Economia

Joalheiros de Mato Grosso participam da Feninjer

Jóias produzidas por 12 empresas de Cuiabá e Várzea Grande estão sendo mostradas na 48ª Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins, aque acontece até terça (17), em São Paulo. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e parceria Agência Brasileira de Promoção e Exportação (Apex-Brasil) , a feira é a maior do segmento na América Latina e reúne profissionais do setor e compradores do Brasil e de outros países.


Com mais de 150 expositores, o evento tem como destaque os principais lançamentos do setor. Nesta edição de 2009, está sendo apresentada a 2º Coleção TransPantanal Observadores de Pássaros 2º Coleção de Jóias TransPantanal Observadores de Pássaros, fruto de projeto desenvolvido pelo Sebrae/MT, Governo de Mato Grosso e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), com apoio da Associação de Joalheiros de Mato Grosso (Ajomat).

O Secretário de Indústria, Pedro Nadaf, lembra que Mato Grosso tem um grande potencial no setor de joalheria. “Este Arranjo Produtivo Local (APL) está trazendo crescimento e colocará o Estado no circuito brasileiro de produtores de pedras preciosas. É um setor importante porque gera muitas oportunidades de emprego e renda" enfatiza.

Para a diretora do Sebrae, Leide Garcia Novaes Katayama, o trabalho setorial de gemas e jóias possibilitou que a empresas crescessem substancialmente tanto do posto de vista de gestão, como com relação ao design dos produtos. “Esta segunda coleção TransPantanal que agora está sendo levada para fora do Estado, tem qualidade para ser levada a eventos nacionais e internacionais”, destaca, lembrando o apoio do Sebrae Nacional que montou um estande na feira onde, além de Mato Grosso, estão produtos de joalheiros do Pará e Rio de Janeiro.

A presidente da Ajomat, Grace Figueiredo, diz que esta é uma oportunidade ímpar para os joalheiros e profissionais de Mato Grosso que são extremamente capacitados. “O sonho de todos os joalheiros é estar nesta feira”, disse um dia antes de embarcar para São Paulo. “A expectativa é muito boa porque alavanca o trabalho de um ano que incluiu cursos, capacitações, a consultoria da Regina Machado para o desenvolvimento da coleção. Ela se diz muito satisfeita com o trabalho que o Sebrae e o Governo do Estado estão fazendo.

A gestora do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas e Jóias, Fabíola de Mello Lacerda, reforça a importância de lançar a coleção na maior feira de joalheria do Brasil e apresentar o que Mato Grosso tem em termos de joalheria porque representa a abertura de novos mercados para os produtos mato-grossenses.

A edição 2008 da Feninger, em julho, movimentou US$ 60 milhões e atraiu cerca de quatro mil compradores do Brasil, dos países do Mercosul, além de Chile, Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos e Rússia.

A COLEÇÃO

Para criar as 50 peças da 2ª Coleção TransPantanal Observadores de Pássaros, os profissionais das 12 empresas buscaram inspiração nas aves da região. Com 250 mil km2 de extensão (englobando Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia), o Pantanal abriga 650 das 1.600 espécies de aves identificadas no Brasil – em todo o mundo, existem entre nove mil e 10 mil espécies de aves conhecidas.

Com curadoria de Regina Machado, arquiteta e designer de jóias que atua como pesquisadora de tendências para o Instituto Brasileiro de Gemas e Jóias (IBGM) e consultora do Sebrae, a coleção reflete a experiência sensorial desses profissionais que tiveram seu dia de observadores de pássaros. “O grupo se emocionou muito, mesmo todos sendo moradores da região e já conhecerem o Pantanal. É muito diferente quando você vai com esse olhar, que a gente chama de olhar abduzido, e se prepara para olhar com os olhos realmente de ver”, descreve a curadora.

Como os pássaros, as peças são muito diversas. Há jóias para todos os gostos, todas as idades, inclusive infantis, para serem usadas em qualquer horário, em qualquer ocasião. Os pássaros estão “pousados” em brincos, colares, pulseiras, anéis, pingentes, pente e tiara para cabelo, pequenos berloques. Jóias em que as pedras marcam forte presença, representando certamente, toda a diversidade de cores das aves que gorjeiam as árvores do Pantanal. Elas são o elemento principal dos produtos da Max e Grace Joalheiros, da Samuel Jóias, da Pirâmide Jóias, da AJ Ailton Joalheiro, da Márcio’s Designer. Aparecem de forma explicita na proposta da Pacová, e de maneira sutil nas delicadas peças da Maria Faceira, na revoada estilizada das jóias da Princess e de Carmem D’Lamônica. Suas formas marcantes estão recortadas nas peças da Oficina dos Metais e Arte e Jóias. São tuiuiús, garças, cabecinha vermelha, araras, tucanos e tantos outros.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet