Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Governo de Vila Rica lança Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira

Governo de Vila Rica lança Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira

Buscando novas alternativas ambientais e economicas o Governo Municipal de Vila Rica lançou hoje o Programa Floresta Rica para cultivo da cultura de seringueira.

O Governo Municipal de Vila Rica, lançou hoje dia 17/02 o Programa Floresta Rica que visa buscar soluções para melhorias econômicas e ambientais do município. O evento aconteceu as 10horas da manhã no auditório do Sindicato Rural de Vila Rica e contou com a presença de dezenas de pessoas.

A primeira ação do Programa Floresta Rica será a introdução de uma atividade típica da Amazônia, a extração do látex da seringueira, o projeto terá a participação direta do Governo do Estado que vem estimulando a cultura, a fim de participar do esforço mundial de seqüestro de carbono da atmosfera através do Programa MT Floresta.

Segundo o prefeito de Vila Rica e presidente do CIDESA  (Consórcio do Norte Araguaia), Naftaly Calisto da Silva (PMDB), a primeira ação do Programa resolveu adotar a cultura de seringueira para o desenvolvimento dos APL,s, os Arranjos Produtivos Locais na cidade. Calisto reafirmou que sua equipe de governo vai se inteirar e introduzir a cultura junto aos assentados e produtores para começar a produzir. Nossa meta é ser fornecedor tanto ao mercado interno como externo. Com esta ação também vamos também recuperar áreas degradadas e matas ciliares.

O prefeito que quinta feira passada, dia 12/02, foi destaque durante a audiência com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc em Brasília, voltou a destacar sua preocupação com a questão ambiental e lembrou que Vila Rica mantém, hoje, 100% da economia da cidade em torno da pecuária e que a partir de hoje conta com o novo desafio da cultura de seringueira.

Também participaram do evento, secretários municipais,empresários, assentados, sindicalistas, vereadores, fazendeiros, representantes do MT Regional, Empaer e Unemat, a meta é atingir o plantio de dois mil hectares de seringueira nos 04 anos de administração, após o lançamento do programa aconteceu uma palestra com o Engenheiro Agrônomo Marco Antonio Arantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet