Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

EUA chama talibãs de 'inimigo comum' com Índia e Paquistão

O diplomata, que chegou ontem à noite a Nova Délhi, na última etapa de sua primeira viagem pela região, fez estas declarações à imprensa após se reunir com o ministro indiano de Relações Exteriores e chefe do Governo interino, Pranab Mukherjee, segundo as agências indianas "Ians" e "PTI".


"Pela primeira vez em 60 anos, seu país, EUA e Paquistão enfrentam um inimigo que representa uma ameaça direta a nossos líderes e nossos povos", disse Holbrooke.

Localizado no norte do Paquistão, o vale de Swat já foi um destino turístico por sua tranquilidade e suas montanhas verdes.

Sua segurança, no entanto, foi severamente deteriorada após um ataque governamental à Mesquita Vermelha de Islamabad, em abril de 2007.

A insurgência talibã, que já controla grande parte de seu território, trava combates constantes com o Exército e a região passou a se transformar em um dos pontos mais conflituosos do Paquistão.

O enviado americano se reuniu também com o conselheiro de segurança nacional, M.K. Narayanan e com o secretário indiano de Relações Exteriores, Shivshankar Menon. 

"Não transmiti nenhuma mensagem ou orientação (às autoridades indianas). Simplesmente, queria ouvir a visão da Índia em um amplo leque de questões", disse Holbrooke.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet