Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Britânicos exigem retirada de imagens do Google Maps

O polêmico recurso do Google Maps que mostra fotografias detalhadas de ruas localizadas pelo mapa foi lançado no Reino Unido na quinta-feira e em apenas um dia já recebeu dezenas de pedidos de usuários para que fotos mostrando suas casas ou eles mesmos fossem retiradas do site, noticiou o jornal britânico Daily Mail.


O recurso Vista da Rua oferece panoramas em 360o das ruas, incluindo edifícios, o tráfego e os pedestres, como se o internauta pudesse "passear" pelo mapa. As imagens são obtidas por veículos do Google equipados com câmeras e já estão disponíveis para algumas cidades em países como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Espanha, Japão e Austrália. O serviço foi lançado em 2007 e vem enfrentando críticas devido a questões de privacidade.

Agora, o lançamento do Vista da Rua em 25 cidades britânicas está dando continuidade à polêmica. Em apenas um dia, segundo o Daily Mail, fotos de vários locais foram subsituídas por telas pretas com a mensagem "esta imagem não está disponível". Imagens removidas incluem a foto de um homem saindo de uma sex shop e de outro vomitando na calçada de um pub.

O Google Maps oferece aos internautas a opção de remover imagens, denunciando conteúdo impróprio ou alegando questões de privacidade. As denúncias são analisadas por uma equipe do Google antes de serem retiradas.

Um representante do Google disse que a companhia não divulga os números de reclamações recebidas, mas que está atendendo os pedidos dentro de poucas horas, de acordo com o Daily Mail. "Sabemos que o serviço não é perfeito, mas estamos contando com os usuários para que nos indiquem onde há problemas. Retiramos com prazer qualquer imagem que incomode alguém", disse.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet