Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pesquisa derruba suposto papel protetor da nicotina contra Alzheimer

Há alguns anos um trabalho cientifico defendeu a tese de que a nicotina poderia ter um efeito benéfico no cérebro dos pacientes com doença de Alzheimer. A esperança de encontrar algo de bom no hábito de fumar caiu por terra com a constatação de que, na verdade, os fumantes têm um risco aumentado de sofrer de demência com o avançar da idade. 


A doença de Alzheimer é um quadro devastador no qual as pessoas perdem as funções cerebrais progressivamente. A doença é caracterizada por dois tipos de lesão no tecido cerebral: o acúmulo de uma substância, formando uma espécie de placa e o desenvolvimento de um feixe de filamentos entre as células nervosas.

A pesquisa inicial com nicotina mostrou que a placa era menor nos fumantes, o que seria um efeito benéfico, porém pesquisas mais recentes mostram que o desenvolvimento dos feixes de filamentos aumenta e aparece mais precocemente com a exposição a nicotina. Para chegar a esse resultado foram estudados ratos de laboratório modificados geneticamente para apresentar os dois tipos de alteração cerebral.

Atualmente existem cerca de 20 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo, e estima-se que em 2025 esse número deverá estar em torno dos 34 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como a doença se torna mais comum com o avançar da idade, os países em desenvolvimento, que estão enfrentando uma aceleração do envelhecimento de sua população, estão pagando um preço cada vez mais alto. A perspectiva é de que dois terços das vítimas no ano de 2025 estejam nesses países.

Eis mais um bom motivo para evitar o cigarro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet