Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Internautas montam comunidade ''Discografias - O Retorno!'' no Orkut

Poucas horas após o anúncio do fim da comunidade "Discografias", utilizada por mais de 1 milhão de pessoas para download de músicas no Orkut, internautas já tentam erguer uma outra semelhante: "Discografias - O Retorno!" conta com quase 5.000 usuários inscritos na manhã desta terça-feira.


A nova comunidade está linkada a outras do gênero, como "Livros para download" (76 mil usuários) e "Filmes e Séries - Download" (91 mil usuários). Dezenas de álbuns --de Djavan a Ramones-- estão disponíveis para download.

Nova comunidade "Discografias" está linkada a outras do gênero, como "Livros para download" e "Filmes e Séries - Download"
"Vamos tentar reconstruir a 'Discografias' de novo, já que a outra foi deletada. Conto com a ajuda de todos", informa o responsável pelo fórum (um usuário com perfil "fake", anônimo), na descrição da comunidade.

Após meses de queda de braço com representantes das gravadoras, a comunidade "Discografias" anunciou, no domingo à noite, seu fim. Os responsáveis pela plataforma disseram estar sofrendo pressão da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), que comemorou o fim do fórum.

Criado em novembro de 2005, o endereço abrigava mais de 900 mil usuários cadastrados --o número de pessoas que a utilizava efetivamente ultrapassava 1 milhão, já que para acessar seu fórum não era preciso se inscrever. Ali, internautas compartilhavam links com álbuns musicais inteiros sem pagar nada. A organização e o volume de material fez com que o endereço se tornasse uma das principais plataformas na web brasileira para quem procura esse tipo de conteúdo.

No ano passado, a APCM declarou guerra à comunidade, tida como sua principal inimiga na rede. "Em se tratando de música, ninguém tem mais arquivos que violam direitos autorais do que a 'Discografias'", disse à Folha Online Edner Bastos, coordenador antipirataria da associação que defende a propriedade intelectual.

A declaração acirrou os ânimos, fazendo circular um abaixo-assinado (que conta com 26 mil nomes) contra a exclusão do endereço. À época, a associação conseguia, com auxílio do Google, excluir alguns pedaços da comunidade, mas admitia ter problemas com o tamanho e a complexidade do fórum.

Os moderadores também chegaram a se defender, em entrevista por e-mail realizada em outubro último. "Muitas bandas, hoje, tanto no Brasil quanto no exterior, assumem que não fariam sucesso se não fosse a internet. Até o Presidente da República deu uma declaração favorável sobre 'baixar músicas da internet'. Ilegal e pirataria, na nossa opinião, é a venda de CDs piratas", disseram, sem sair do anonimato.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet