Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Células-tronco se comunicam em cérebro de rato

Cientistas da Universidade de Bonn conseguiram produzir as chamadas células-tronco cerebrais a partir de células-tronco humanas, e implantá-las no cérebro de um rato, onde se comunicaram com outras células.


"Esta é a primeira evidência direta de que as células nervosas, obtidas a partir de células-tronco humanas, podem se integrar no circuito de um cérebro animal", explicou o autor do estudo, Philipp Koch.

As células-tronco cerebrais formam um tipo concreto de células nervosas, as células-tronco em sua fase adulta. Por enquanto, os cientistas conseguiram obter as denominadas cientificamente células-tronco cerebrais apenas de uma forma completamente artificial, a partir de células-tronco embrionárias.

A obtenção destas células é um avanço duplo no tema da pesquisa com células-tronco. Por um lado, indica que as células obtidas podem se reproduzir em laboratório quase ilimitadamente e gerar, com isso, muitas formas diferentes de células nervosas, acrescentou o professor Oliver Brüstle, também envolvido no estudo.

Isto poderia repercutir em uma menor necessidade de células-tronco como ponto de partida, pelo menos por enquanto, apontou Brüstle. Por outra parte, as células-tronco cerebrais não só podem se manter quase ilimitadamente em um cultivo, mas também podem servir como uma fonte inesgotável.

"Elas proporcionam durante meses e anos as células nervosas humanas", acrescentou o professor. Além disso, os cientistas descobriram que entre as células nervosas obtidas há algumas que deixam de funcionar em caso de doença de Parkinson.

O próximo objetivo dos cientistas é reproduzir as células-tronco em um animal doente - de Parkinson, por exemplo - e comprovar se conseguem reduzir os sintomas da doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet