Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

TRF concede liberdade a acusado de mandar matar Dorothy Stang

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região aceitou o pedido de liberdade do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão. Ele é acusado de mandar matar a missionária americana Dorothy Stang e estava preso desde dezembro de 2008, por grilagem e estelionato por apropriação de terras públicas. A decisão é desta segunda-feira (16/2).


O principal fator levado em consideração pela 3ª Turma do TRF-1 na decisão foi o extenso prazo para a conclusão do inquérito policial, de acordo com a Agência Brasil. Com a decisão, Taradão vai aguardar em liberdade o fim das investigações, que deve acontecer em 60 dias.

O processo ainda será encaminhado para Procuradoria Regional da República da 1ª Região para que um procurador analise a possibilidade de entrar com um recurso contra a decisão.

Em 2006, o Galvão conseguiu Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal depois de ficar preso por mais de um ano pela morte da missionária. Ele responde ainda a outras ações por acusação de trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes contra a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Dorothy Stang, 73 anos, freira catolica nascida nos Estados Unidos e naturalizada brasileira, foi assassinada em fevereiro de 2005, em Anapu, no sul do Pará. A morte se deu num contexto de conflito de terras que opunha de um lado trabalhadores e pequenos produtores rurais que participavam de um projeto de assentamento agro-ecológico comanddo pela freira, e de outro fazendeiros e madeireiros com interesse na região.

Rayfran das Neves e Clodoaldo Batista, os dois pistoleiros acusados de executar o crime, foram condenados a 27 anos e a 18 anos de prisão, respectivamente. O fazendeiro Amair Fajoli, que confessou ter pago R$ 50 mil aos pistoleiros para matar a freira, também foi condenado a 18 anos de prisão. Em seu julgamento ele acusou os fazendeiros Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Galvão, o Taradão, de serem os mandantes do crime.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet