Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Presidente do STF afirma que judiciário pode abandonar a postura da inércia

No discurso de abertura do 2º Encontro Nacional de Justiça, hoje (16) em Belo Horizonte (MG), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, afirmou que o judiciário pode abandonar a postura da inércia.


“Está em nossas mãos a chance de, ante a complexidade do desafio, deixar para trás a velha e cômoda postura da inércia, quase sempre secundada por chavões de auto-engano, do tipo ‘fizemos o nosso trabalho, demos conta da parte que nos coube, não há como consertar o mundo’ e outras falas enganosas. Nós temos um compromisso com o resultado”, afirmou Mendes.

Dados do sistema de estatística do Poder Judiciário apresentados no evento mostram que a taxa de congestionamento nas justiças Federal, Estadual e do Trabalho caíram nos três últimos anos. Mas, segundo o CNJ, no Poder Judiciário essa redução não tem sido suficiente para garantir uma Justiça mais efetiva.

Para agilizar os processos parados na justiça, o ministro Gilmar Mendes defendeu a informatização e a interligação de todos os órgãos à internet, fato que ele espera tornar-se rotineiro em todas as comarcas e jurisdições do país dentro de um ano.

Segundo Mendes, a palavra chave do Encontro é comprometimento. “De agora em diante cada um de nós assume, de forma determinante, a responsabilidade de verdadeiros artífices na moldagem de um bem sucedido futuro para o judiciário” afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet