Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Judiciário capacita agentes da infância para melhorar atuação nas varas

Melhorar a qualidade do serviço e principalmente, atuar de forma ativa, preventiva e orientativa, com o foco na redução das infrações envolvendo menores. Esse foi o ponto principal destacado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, na abertura do 1º Encontro Estadual dos Agentes da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, realizado nesta manhã (16/2), na Escola dos Servidores. De acordo com o corregedor, a capacitação dos agentes da infância e juventude que atuam nas varas especializadas de infância e juventude de Mato Grosso visa contribuir para a eficiência dos serviços oferecidos pelo Judiciário à sociedade.


O desembargador ressaltou que essa capacitação está inserida dentro de uma política de gestão, voltada para a qualificação profissional de todos os servidores que compõe a Justiça Estadual, trazendo como reflexo direto a satisfação da população. “No que diz respeito aos agentes da infância, ao receberem a capacitação, iremos melhorar a sua atuação junto à comunidade e dessa forma, trabalhar a prevenção e fiscalização o que refletirá diretamente no número de processos que envolvem crianças”, avaliou.

No período da manhã, os agentes foram levados a refletir sobre questões éticas e valores que devem ser seguidos no desempenho de suas funções. A explanação feita pelo juiz da comarca de Barra do Garças, Jeverson Quinteiro, destacou os dilemas que os agentes da infância enfrentam no seu dia-a-dia, diante da problemática da criança e do adolescente. Outro ponto destacado pelo magistrado foi com relação ao perfil que o profissional deve ter para atuar. “É necessário se ter muito amor. Mas, esse amor tem que ser efetivo e expresso em ações que possam beneficiar diretamente o menor”, pontuou.

Projetos pela Infância – Ainda no período da manhã, os agentes receberam informações sobre todos os projetos e ações desempenhadas pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) no Estado. Foram apresentados oito projetos e os resultados alcançados nos últimos dois anos, como o Adotar é Legal, Pequeno Cidadão, Padrinhos, Pais Solidários, entre outros. Durante as apresentações, a secretária-geral da Ceja, Lindacir Rocha, destacou a importância do trabalho do agente e do compromisso que eles devem ter com os assuntos ligados a adoção. Ela destacou o papel do agente frente as complexidades que um filho adotado apresenta, e que muitas vezes, nem a própria criança compreende.

Confira aqui a programação completa do 1O Encontro Estadual de Agentes da Infância e Juventude nesta segunda e terça-feira (16 e 17/2).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet