Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Descubra os castelos escondidos pelo Brasil

Não é só deputado que andava escondendo castelos por aí. Visionários e sonhadores também ergueram seus palácios no País, que vão de um labirinto encomendado por Nossa Senhora à vinícola gaúcha. Conheça alguns desses contos de fadas tupiniquins.


Castelo Labirinto de Zé dos Montes (Sítio Novo, RN): Seu idealizador é José Antônio Barreto - Zé dos Montes, para os vizinhos. O proprietário diz ter recebido de Nossa Senhora, em uma aparição, a ordem para erguer o castelo, que possuiu torres e corredores escuros e estreitos, onde é fácil de se perder. Localização: fica na Serra do Tapuia, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

Castelo de Bivar (Carnaúba dos Dantas, RN): Parece que os potiguares gostam mesmo de castelos. Esse também é uma propriedade particular. O dono, José Ronilson Dantas, se atraiu pelo estilo medieval após ver o filme "El Cid". A estrutura feita de pedra, cercada por muros e com cinco torres arredondadas ainda está inacabada. Localização: próximo ao Rio Carnaúba, em uma colina às margens da RN-288.

Château Lacave (Caxias do Sul/RS): Seguindo a planta e um castelo medieval de seu país, o empreendedor espanhol Juan Carrau realizou no Brasil seu sonho. Seu objetivo, além de ter seu próprio castelo, era fazer dele uma vinícola. A obra começou em 1968. O castelo ocupa área de 70 mil metros quadrados, que inclui lago e bosque com araucárias, e está aberto para visitação. Localização: Km 143 da BR 116. Informações: www.chateaulacave.com.br

Castelo São João (Recife/PE): O empresário Ricardo Brennand sempre teve um hobby: colecionar armas de diversas partes do mundo. Em 2002, ele inaugurou um pólo cultural em Recife que é sede de sua fundação. Edificado em estilo gótico, o complexo é formado por castelo, a pinacoteca e a biblioteca. Lá está hoje exposto um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, que inclui até 27 armaduras de metal completas. Localização: Instituto Ricardo Brennand - Engenho São João, s/n, na Várzea. Informações: www.institutoricardobrennand.org.br

Castelo de João Capão (Garanhuns/PE): O eletricista João Ferreira era ainda jovem quando assistiu no cinema da cidade um filme de reis, rainhas e castelos. Apaixonou-se e resolveu ter sua própria construção medieval. De origem humilde, João demorou uma vida para conseguir erguer a casa dos seus sonhos com os recursos que tinha e, após o lugar ganhar fama, precisou se mudar. Localização: à margem da BR-423, com entrada ao lado do Posto Nogueirão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet