Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Em meio a disputa com britânicos, Atenas finaliza museu da Acrópole

O tão aguardado museu onde a Grécia espera um dia exibir os mármores do Partenon (ou mármores de Elgin) ao lado de outras peças antigas da Acrópole será inaugurado no meio deste ano.


O ministro da Cultura grego, Antonis Samaras, afirmou na semana passada que a cerimônia de abertura será realizada em 20 de junho. Inicialmente, o país havia planejado inaugurar o museu para a Olimpíada de 2004. 

Aos pés da Acrópole, a nova estrutura de vidro e concreto é a peça central da campanha grega para o retorno dos mármores, que estão no British Museum, em Londres.

O museu britânico se recusou diversas vezes a repatriar as esculturas de 2.500 anos que integravam a decoração do templo do Partenon. Elas foram levadas pelo diplomata escocês Lorde Elgin para o Reino Unido dois séculos atrás. Nessa época, a Grécia ainda estava sob o domínio do império otomano. O British Museum afirma que adquiriu as peças de forma legal.

O prédio do novo museu grego, que abrigará mais de 4.000 peças, foi desenhado pelo arquiteto Bernard Tschumi (dos EUA), em colaboração com o grego Michalis Photiadis. Houve críticas ao projeto devido à proximidade com a Acrópole, um patrimônio da humanidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet