Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Sul da Bahia tem Carnaval para todos os gostos

O Carnaval da região de Porto Seguro, no sul da Bahia, tem um pouco de tudo. Ao longo de cerca de 50 quilômetros, o foliômetro vai de 0 a 100. Quem quer curtir a festa freneticamente tem o agito ininterrupto de Porto Seguro. Quem gosta de folia, mas também precisa de descanso e mordomia, fica em Arraial d'Ajuda. E quem não quer saber de bagunça vai direto para Trancoso, vila que virou sinônimo de sofisticação à beira-mar.


A festa de Porto Seguro acontece na Passarela do Álcool e nas imensas barracas de praia. É impossível escapar do axé em qualquer ponto da cidade nesses dias, à exceção da Cidade Alta. E, a partir da Quarta-feira de Cinzas, o Carnaval pega mais fogo ainda: o Carnaporto é uma festa indoor parecida com a de Salvador. Dura três dias, tem abadá e shows de Claudia Leitte, Jammil, Psirico, Tomate e outros.

No Arraial d'Ajuda, a festa terá desfiles de blocos e DJs, numa mistura de eletrônico com axé. Os principais pontos de agito são a Barraca do Parracho (onde o Carnaval é mais parecido com o de Porto Seguro) e a Bróduei, rua central do vilarejo, lugar para uma festa mais tradicional.

Diferentemente de Porto Seguro, o Carnaval de Arraial não invade todas as praias, bares e restaurantes. Dá para escolher entre a folia e o sossego. A paisagem da Costa do Descobrimento, como é chamada essa região no litoral baiano, pouco varia de uma região para a outra. Mas o público, quanta diferença.

Agito e muito jovem em Porto Seguro
Há 20 anos, quando Porto Seguro entrou na rota do turismo por conta da moda da lambada, os visitantes encantavam-se com as casinhas em estilo colonial da cidade, a vista da Cidade Alta (recentemente restaurada) e as praias de águas cor de esmeralda, com piscinas naturais formadas pelos arrecifes.

Muita coisa mudou desde os tempos da lambada - que cedeu lugar ao axé. O número de hotéis multiplicou, as barracas de praia ficaram gigantes e a faixa etária dos turistas diminuiu bastante: a cidade é hoje um grande destino de viagem de formandos do ensino médio. Os estudantes lotam as barracas o ano todo. Mais do que conhecer as igrejas e prédios históricos da Cidade Alta (alguns datados da época do Descobrimento), os visitantes estão mais interessados é na balada do dia.

As megabarracas (Barramares, Axé Moi, Tôa Tôa e outras) revezam-se para ter agito a semana inteira, durante o dia e à noite. Quando não estão nas barracas, os turistas passeiam pela Passarela do Álcool, rua larga de pedra onde barraquinhas vendem bebidas (alcoólicas) com frutas. Deu para sacar o clima?

MPB e praias lindas em Arraial
Se esse não é o seu tipo de praia, Arraial d'Ajuda pode ser o seu endereço. Separado de Porto Seguro pelo rio Buranhém, Arraial é acessível por balsa e carro (ou lotação), numa providencial viagem de 30 minutos. Vilarejo charmoso, tem praias mais tranquilas que Porto Seguro - e também mais bonitas. As enseadas de Mucugê e Parracho são as mais movimentadas; Pitinga e Taípe, esta cercada de falésias, são dignas de cartão postal e ainda reservam areias quase desertas.

A rotina em Arraial inclui passar o dia todo na praia. Ao entardecer e à noite, todo mundo se encontra na Estrada do Mucugê, a via sinuosa de terra que liga a praia ao centrinho do vilarejo. Mucugê é uma pequena sucursal da ONU à beira-mar: gringos de todo o canto passam por aqui ou aqui montaram seus negócios - lojas de artesanato, bistrôs, bares e pontos descolados em geral. Tudo é indicado por placas de madeira coloridas.

Com presença jovem (mas não adolescente), sobretudo de gente na faixa dos 20 aos 40 anos, Arraial tem noite movimentada. Nada de axé, porém: o negócio aqui está mais para MPB e eletrônico. É assim também nas pousadas, naquele estilo rústico-chique que mescla Bali e Pelourinho, porcelana e piaçava, champanhe e umbu.

Sombra, água fresca e famosos em Trancoso
Já Trancoso, a vila ainda mais distante do centro (a cerca de uma hora de carro pela estrada asfaltada), é a anti-Porto Seguro. Essa ex-aldeia indígena, reduto de uma parte nada desprezível do PIB brasileiro no verão, fez fama com seu peculiar Quadrado e as praias cercadas de falésias cor-de-rosa.

Para quem não conhece, o Quadrado é uma praça do tamanho de dois campos de futebol com uma igrejinha do século 17 no fundo (e, atrás dela, um mirante para o mar) e uma fileira de casinhas coloridas de cada lado. As casas, simples e em estilo colonial, já não pertencem aos nativos: a maior parte virou algum negócio alternativo, de preferência na área de decoração, moda ou gastronomia.

Em Trancoso, é possível se esbarrar em artistas de televisão, modelos internacionais, publicitários milionários, artesãos argentinos e velhos hippies tostados por anos de sol.

Há um ritual diário em Trancoso, não importa o dia da semana. Para ir às praias, todo mundo passa vagarosamente pelo Quadrado de manhã, quando tudo está fechado, e, no fim da tarde, quando alguns já ficam para o happy hour. À sombra das amendoeiras e munidos de repelente, as pessoas curtem o entardecer e a noite, ora vendo a capoeira no mirante, ora o futebol dos meninos no Quadrado, ora jantando no Cacau ou no Capim Santo.

Dito assim, parece banal. Mas o Quadrado parece exercer uma força magnética em seus visitantes: todo mundo volta para a mesma leseira ano após ano, mesmo que a cada verão os preços subam bem acima da inflação.

Embora alguns até dispensem o mar para passar o dia fazendo nada no Quadrado, a beleza do litoral no vilarejo não deve ser desprezada. Ao sul, à esquerda do mirante, ficam as praias de Rio da Barra e dos Nativos. A do Rio da Barra é uma das mais belas de toda a costa, com o rio formando um laguinho de água doce à beira-mar.

A praia dos Nativos é famosa pela Pousada Estrela d'Água, favorita dos famosos no verão de Trancoso. O Bar da Costa, ligado à pousada, vende caipirinhas caprichadas e porções idem. As praias do lado sul da descida do Quadrado vão ganhando em beleza conforme se caminha - deixando para trás as barracas que recebem excursões e suas horrorosas cadeiras de plástico. Vá direto para a praia do Rio Verde ou então para a Ponta da Itapororoca - mas vá sem preconceito, pois parte do trecho é de nudismo tolerado (não obrigatório).

Trancoso obriga qualquer um a relaxar, mas se você está em busca de mais exclusividade ainda, experimente a praia do Espelho, duas depois de Itapororoca (a praia que fica no meio é Jacumã). Distante 25 quilômetros de Trancoso por uma estrada de terra, essa enseada de águas tão claras que refletem o céu (daí o nome) permanece intocada pelo turismo de massa.

Vizinha de um condomínio de luxo, o Outeiro das Brisas, e endereço de poucos (e sofisticadíssimos) restaurantes, o Espelho atrai os que preferem isolamento e contato com a natureza. As pousadas em estilo balinês ou mediterrâneo recebem poucos hóspedes. Carnaval, por lá, nunca existiu. Nem mesmo trilha sonora: quem vem ao Espelho só quer ouvir o barulho do mar e do vento nas amendoeiras. E paga (muito) por isso.

Onde se hospedar

Porto Seguro
Villagio La Torre: O melhor da cidade, com sistema all inclusive. Praia do Mutá, www.resortlatorre.com

Arraial d´Ajuda
Arraial d'Ajuda Eco Resort: À beira-mar, ótimo para ir em família. Ponta do Apaga Fogo, www.arraialresort.com.br
Pousada Pitinga: Chalés em meio a um coqueiral, à beira-mar. Faz parte da rede Roteiros de Charme. Praia da Pitinga, www.pousadapitinga.com.br Pousada Beijo do Vento: Romântica, com vista panorâmica. Estrada Alto Mucugê, www.beijodovento.com.br

Trancoso
Club Med Trancoso - Vista panorâmica, serviço de padrão internacional. Praia de Taípe, www.clubmed.com.br
Pousada Estrela d¿Água: A mais badalada, fica na antiga casa de Gal Costa. Praia dos Nativos, www.estreladagua.com.br
Pousada Big Bambu: Em área verde, afastada do Quadrado, mais econômica. Vila de Trancoso, www.bigbambu.com.br
Pousada do Outeiro: No topo do condomínio Outeiro das Brisas, com vista para o Espelho. Refinada. www.pousadadoouteiro.com.br

Onde comer

Porto Seguro
Recanto do Sossego: Barraca de praia comandada por quatro italianos, ótimo menu. Praia do Mutá.
Berço das Etnias: Fica na Cidade Alta, com gastronomia criativa. Centro Histórico.

Arraial d'Ajuda
Rosa dos Ventos: Sofisticado, com sobremesas austríacas. Al. dos Flamboyants.
Don Fabrizio: O dono, siciliano, executa receitas da terra natal. Estrada do Mucugê.
Manguti: Restaurante italiano, com predominância de nhoques. Estrada do Mucugê.
Paulo Pescador: Tradicional do Arraial, serve PFs caprichados e econômicos. Praça São Braz.

Trancoso/Espelho
Capim Santo: Serve peixes em pratos requintados. Tem casa-irmã em São Paulo. Quadrado.
O Cacau: Comida baiana com toques europeus. A dona, Dora, é ótima anfitriã. Quadrado.
Silvana & Cia: À sombra das amendoeiras, é simples e tradicional. Quadrado.
Silvinha: Para poucas pessoas, com atendimento exclusivo. É preciso reservar no telefone               (73) 9985-4157       . Praia do Espelho.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet