Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Imortalizado por Eça de Queiroz e Byron, hotel luso completa 245 anos

Imortalizado pela literatura de Lorde Byron e Eça de Queiroz, o hotel mais antigo da península Ibérica continua a ser palco de reuniões literárias que ainda hoje respiram a história e a tradição romântica de Sintra.


Próximo ao centro da vila que é patrimônio mundial da Unesco, o Lawrence's Hotel, inaugurado em 1764, mantém hoje o ambiente familiar descrito em detalhes, no século 19, pela escritora inglesa Lady Jackson no livro "Formosa Lusitânia". 

Se em "Os Maias", de Eça de Queiroz, o hotel faz parte das visitas que o personagem central da obra (Carlos da Maia) faz a Sintra para encontrar sua amada (Maria Eduarda), é com o poeta inglês Lorde Byron que o local atinge maior reconhecimento.

No início do século 19, o escritor romântico inglês se instalou no Lawrence's durante uma temporada e escreveu uma parte do livro "Peregrinação de Childe Harold", obra que relata suas experiências pelo continente europeu e em que Sintra é descrita como um paraíso.

Não é de se estranhar, portanto, que as portas dos aposentos estejam assinaladas não com números, mas com os nomes das figuras ilustres que ao longo desses séculos passaram pelo hotel.

"Grandes personalidades passaram aqui: Eça de Queiroz, Lorde Byron, William Beckford, Lady Jackson, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco e Bulhão Pato. É um pequeno hotel com 16 quartos e todos têm nomes de personalidades que aqui estiveram", diz a diretora do hotel, Catarina Caracol.

Segundo ela, o Lawrence's Hotel tem ainda hoje, à semelhança do que acontecia no passado, uma vertente cultural muito marcada, sobretudo em reuniões de debate literário feito por grupos como o clube Lord Byron.

Divulgação

Fachada do Lawrence's Hotel e Restaurante, que apesar de seu passado histórico chegou a ficar três décadas fechado
Reformas

Mas se no passado altas figuras literárias e políticas passaram pelo Lawrence's, também personalidades internacionais e nacionais do presente desfrutam dos ares da serra de Sintra, junto à Quinta da Regaleira.

"Já tivemos distintas personalidades como Bill Clinton, Margareth Tatcher e muitos outros portugueses que não poderei mencionar", afirma Catarina, mostrando os livros de hóspedes e assinaturas e dedicatórias, o registro vivo das pessoas que fizeram desse hotel o recanto de uma visita ao romantismo de Sintra.

Com o passar do tempo o local sofreu várias alterações, quer de nome quer de proprietários, tendo já sido a Hospedaria Inglesa (1850) e mais tarde o local onde, afirma Catarina, se fabricaram os primeiros pastéis de feijão típicos de Torres Vedras.

Em 1961 foi fechado, encontrando-se abandonado e à beira da ruína durante três décadas, até que um casal holandês, 225 anos depois da sua inauguração, o adquiriu em 1989 e o reconstruiu mantendo o traçado original.

Atualmente, muitos dos guias que mostram Sintra a turistas e a estudantes passam obrigatoriamente junto ao Lawrence's e enquadram sua história literária romântica com o romantismo da vila e do seu vasto patrimônio histórico.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet