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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Propostas para o trânsito


Relembrando: ... Espero que o DNIT / Prefeitura / Governo do Estado não deixem de prever a duplicação dos contornos Norte e Sul ao projetar / executar a duplicação da BR-364 de Roo a Posto Gil. Deixar gargalo em Cuiabá pra quê? Aproveito para relembrar algumas questões postadas na coluna a respeito de propostas para o trânsito de Cuiabá. Que tal alguém encampar algumas delas? Proposta para o trânsito I 27/10/2008 às 10:16 Wilson, tenho visto algumas propostas, infelizmente ainda tímidas, para solucionar os problemas do trânsito em Cuiabá. Nesse sentido, junto com o Governo Federal / DNIT e Governo do Estado vemos brotar a Avenida das Torres, o Rodoanel (que poderia ter sido projetado duplicado). Aproveite o embalo para sentar-se com o Governador para tentar minimizar o problema do trânsito engarrafado nos acessos do Centro Político. Nesse sentido, apresento uma primeira sugestão, englobando a Avenida República do Líbano e os acessos à Chapada e Guia e Centro Político, englobando a Assembléia Legislativa, o TJ, o Fórum, a Sede do Executivo e outros órgãos estaduais e federais. Assim, proponho que se analise seriamente a duplicação da avenida que serve o Fórum e a Assembléia, a duplicação da Avenida que passa defronte à AMAM e ao lado do TRT, bem como refazer o trevo no entroncamento da Av. República do Líbano com as MTs, Residencial Paiaguás e Av. da AMAM. Para dar vazão ao intenso fluxo de veículos existente e ao que será criado frente à alternativa sugerida, é imperioso abrir uma nova avenida duplicada para ligar esse ponto (o do trevo) diretamente à Região do Centro de Eventos Pantanal ou Santa Rosa, evitando o acúmulo de veículos na região da rodoviária e grande trecho da Miguem Sutil e Avenida do CPA nos períodos de maior demanda. Esse novo trecho, que aos mais desavisados poderia se confundir com a alternativa do Rodoanel, não passaria de 4 ou 5 km, enquanto o Rodoanel obrigaria a uma volta de 15 km, e ainda sujeito ao tráfego pesado. Propostas para o trânsito II 27/10/2008 às 10:22 Que tal reprojetar o trevo da Avenida Miguel Sutil, nas imediações do Motel Paradise, fazendo com que a solução englobe diretamente o acesso à Avenida Filinto Müller? O trevo / rotatória em questão tornou-se um grande gargalo, principalmente nos nos horários de pico, face ao fluxo de veículos vindos do Centro Político (pela Miguel Sutil e pelo Dispraiado), pela presença de uma faculdade nas imediações e pelo fluxo advindo da Miguel Sutil no sentido inverso Santa Rosa Rodoviária. Estamos, é claro, esperando pelas soluções veiculadas de um viaduto no trevo da Rodoviária e algo no trevo da Atalaia. Aproveitando a oportunidade, que tal rediscutir os trevos da Miguel Sutil e outros na cidade, afinal, cada um tem uma solução diferente, claro, nem sempre adequadas. Já ouvi muitos relatos de motoristas que se confundiram nas ''rotatórias'' e se envolveram, ou quase, em acidentes. Propostas para o trânsito III 27/10/2008 às 10:27 Que tal reestudar os pontos de ônibus na cidade? Há vários deles em localizados em pontos que obstacularizam o trânsito e / ou são verdadeiros convites a acidentes. Cito como exemplo de má localização pontos que são colocados próximos a esquinas, antes ou depois da conversão. Antes das esquinas, causam o ''engarrafamento'' de veículos atrás do ônibus e/ou ultrapassagens perigosas visando a conversão logo em seguida, em frente ao ônibus. Logo depois das esquinas, causam engarrafamento inclusive nas vias de acesso àquela onde o ponto foi colocado. Há ainda pontos localizados em locais que se constituem verdadeiros convite a acidentes graves com responsabilidade direta do órgão regulamentador. Cito como exemplo de ponto perigoso um localizado na Avenida República do Líbano, no ponto mais baixo da via; nele o ônibus pára no meio da faixa, em local de descida, com pista lisa e de velocidade razoável. Proposta para o Trânsito IV 27/10/2008 às 10:28 Na cidade de Cuiabá existem algumas vias importantes sub utilizadas por falta de estrutura de seus acessos. São pequenos trechos que precisam se adequar e que podem tornar efetiva a utilização dessas vias. Cito como exemplo a rua que passa em frente à Receita Federal. Esta só não se torna uma alternativa viável de ligação do CPA à região da UFMT / Coxipó pela falta de duplicação de um pequeno trecho e adequação de outros. Espero que o surgimento da Avenida das Torres faça rever alguns pontos de acesso, gerando um efetivo deslocamento de tráfego. Propostas para o trânsito V 27/10/2008 às 18:12 Só pessoas tecnicamente bem formadas e com experência na área poderão efetivamente implantar soluções adequadas ao trânsito de Cuiabá. Não basta boa vontade. Não basta também só currículo. Nesta área não dá pra pensar que sabe, e pior, ter o poder de fazer acontecer só com boas intenções. É gastar dinheiro à toa. Aliás, taí um ponto a se pensar nesta segunda gestão. O trânsito de Cuiabá está ficando insuportável, muitas vezes por problemas de fácil solução a baixo custo. Propostas para o trânsito VI 27/10/2008 às 19:00 Bem que o trecho em frente à Rodoviária precisa de atenção. É um local de convergância de diversos ''fluxos''. Temos ali um binário, o acesso à Chapada/Guia/Novos bairros, a ''chegada'' desses acessos/bairros, o acesso à e da Miguel Sutil, as ligações com a Presidente Marques e Marechal Deodoro, a travessia de pedestres. Enfim... Muito trabalho. Wilson, hoje o trânsito de Cuiabá é uma área bastante problemática, que só tende a piorar se não forem buscadas soluções adequadas. Bom mandato, boas escolhas, boa sorte. Blairo, Pagot, Cuiabá precisa de atenção. Saibam dividir, todos, os louros das boas ações pela cidade. O povo agradece.

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