Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Procon Estadual realiza visita técnica e palestra em Pedra Preta

Com intuito de melhorar o atendimento aos consumidores de Pedra Preta, a sede do Procon na cidade passará por algumas reformas e aumentará o número de servidores para atenderem no órgão. Além disso, os professores da rede pública de ensino serão capacitados para organizar ações de educação para o consumo nas escolas da cidade. As medidas foram acordadas na reunião técnica desta quinta-feira (26), organizada pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) e a Prefeitura da cidade.


Participaram da reunião a representante da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Vanessa Rosin, a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, a Gerente Técnica do Procon-MT, Eneide Maria Modesto da Costa e os Secretários Municipais de Administração e Educação, Hernani Carneiro Gomes e Éder Antonio Santos.

Dentre as reformas previstas no Procon de Pedra Preta, está a construção de uma rampa na entrada do prédio, a fim de facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais. Uma placa para aumentar a visualização do órgão também será afixada na fachada da sede.

Pelo menos uma pessoa a mais fará os atendimentos de consumidores do município. Os treinamentos para a capacitação de servidores das unidades municipais serão realizados na sede do Procon-MT, em Cuiabá, entre os dias 22 e 24 de abril. Na ocasião, também serão decididos a instalação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) nos municípios. O sistema possibilita a troca de dados locais com o Ministério da Justiça, em Brasília-DF.

Durante esta semana, algumas sedes municipais de defesa do consumidor recebem a visita dos representantes da Setecs e do Procon-MT, como forma de garantir o cumprimento do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Governo do Estado e os Municípios. A próxima vista técnica acontece em Primavera do Leste (231 km da Capital do Estado).

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO – Além das melhorias para o atendimento dos consumidores no estado, as visitas técnicas nos municípios servem para estimular a educação para o consumo, e assim, garantir cidadãos mais informados e conscientes dos seus direitos. Com o mesmo objetivo, cerca de 100 professores, ligados à Secretaria de Educação de Pedra Preta serão capacitados nos dias 19 e 22 de junho deste ano. A ação ocorrerá no próprio município e será ministrada por servidores do Procon-MT.

“O trabalho da Secretaria Municipal de Educação da cidade deverá formar vários multiplicadores da educação para o consumo na região. É muito bom saber que o Procon de Pedra Preta tem seu trabalho reconhecido pela população. Neste sentido, os pequenos ajustes que serão realizados só garantem mais benefícios aos consumidores”, ressaltou a Superintendente de Defesa do Consumidor.

Vale destacar, que na tarde desta quinta-feira (26.03), às 15h, será ministrada uma palestra para 150 idosos do Centro de Convivência de Pedra Preta. No evento, serão explicados os direitos e deveres do consumidor, prazo para reclamações, a importância da nota fiscal, entre outras informações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet