Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Secretarias discutem Escola de Tempo Integral

Duzentos e setenta profissionais que trabalham no Programas Educa Mais participam hoje (26), durante todo o dia, no Teatro Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), de um encontro de para discutir a agenda de trabalho para o projeto no seu segundo ano de existência.


No programa Escola em Tempo Integral, implantado em 31 escolas da rede de ensino do Município pela SME, os estudantes freqüentam atividades educativas, culturais e esportivas no período inverso em que estudam e ficam na escola durante sete horas e meia.

Além da Secretaria de Educação, o programa também envolve as pastas de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Esporte e Cidadania, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Cada secretaria oferece atividades nas unidades escolares de acordo com sua área de atuação.

No encontro, monitores, instrutores e gestores trabalharão a concepção e a proposta pedagógica do programa, apresentada pela SME, e conhecerão as ações implementadas pela secretarias parceiras no projeto.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Carlos Carlão Pereira Nascimento, reafirmou a importância do envolvimento de todos os segmentos da unidade escolar para o sucesso do programa. “Esse é um projeto que só vai funcionar se escola abraçar integralmente. Não vamos melhorar a educação de Cuiabá se não nos envolvermos”. Esse envolvimento, segundo o secretário, é potencializado pela parceria com as outras secretarias do Município.

O secretário ainda lembrou que a prefeitura tem feito investimentos para a melhoria da educação do município, aplicando recursos em infraestrutura das escolas, formação profissional dos trabalhadores do ensino e implementação de uma política que contemple as perdas salariais dos educadores. “Esperamos que todo esse trabalho seja traduzido em qualidade de ensino e que o nosso aluno posso aprender mais”, finalizou.

O secretário adjunto de Cultura da Capital, Moisés Martins, também presente ao encontro, reforçou a importância do trabalho integrado entre as secretarias para o sucesso da educação. “Não vejo a prefeitura composta por vários órgãos, mas como um organismo só. É assim que se constrói uma educação de qualidade”.

Na perspectiva da integração, a diretora de políticas educacionais da SME, Julieta Ribeiro Domingues, afirmou que Cuiabá tem um diferencial na implementação da Escola em Tempo Integral, pois consegue aglutinar forças de várias secretarias. “Conseguimos gestar um programa com várias paternidades”, disse.

A diretora também relembrou o propósito do projeto, que é atender crianças com maior vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Ela ainda destacou a importância dos monitores, instrutores e gestores no programa. “O desafio de vocês é fazer com que essas crianças ressurjam e desejem ficar na escola”.

No ano passado, o Educa Mais foi implementado em 31 escolas municipais e atendeu 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores. A partir de abril deste ano, o programa vai atender a mais sete escolas municipais ampliando para 9 mil o número de crianças atendidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet