Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Tecnologia de aplicação pode reduzir custo de produção na lavoura

A pulverização, seja área ou terrestre, é uma das ferramentas agrícolas que faz parte do conjunto de fatores restritivos à produtividade. Se não for feita com eficiência pode causar muitos prejuízos à lavoura e ao bolso do produtor rural. Fazer aplicações corretas, no momento certo e com o uso eficiente da tecnologia de aplicação pode até reduzir o custo de produção na lavoura.


De acordo com Ulisses Antuniassi, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu/SP, um dos palestrantes do TecnoCampo 2009, a tecnologia de aplicação deve ser usada para maximizar os efeitos dos produtos (herbicidas, fungicidas e inseticidas) e permitir aplicações sem desperdícios. “Há técnicas que possibilitam fazer aplicações em mais hectares em menos tempo”, explica o pesquisador.

Na palestra que Antuniassi fará no TecnoCampo 2009, mostrará como a tecnologia de aplicação pode ser uma ferramenta para melhorar a viabilidade e a rentabilidade nas lavouras mato-grossenses.

A tecnologia de aplicação, conforme o pesquisador, se for deficiente pode ocasionar falha do controle das pragas, doenças e plantas daninhas, inviabilizando desta forma a produção. Para que isso não aconteça, Antuniassi recomenda o uso de métodos mais adequados de aplicação para cada situação dentro do processo de produção.

“É importante fazer os ajustes técnicos de aplicação de acordo com as condições climáticas”, indica o pesquisador. Antuniassi cita ainda a necessidade do cuidado que produtor deve ter com a manutenção e calibração dos pulverizadores, a escolha de pontas e volume de calda.

Participantes do TecnoCampo receberão informações sobre as formas de melhorar o processo de calibração, como fazer a inspeção de pulverizadores e cuidados com os equipamentos. “Através de exemplos verificados nas fazendas, apontarei os erros mais comuns”, informa Antuniassi.

Evento – O TecnoCampo 2009 é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT. A segunda etapa do evento acontecerá na Fazenda Porta do Céu, localizada no município de Campo Novo do Parecis (há 395 km da capital mato-grossense). Além de tecnologia de aplicação, outros assuntos, como nematóides, solos e mercado agrícola serão apresentados no evento que tem como tema “Em busca da produtividade”. 

As inscrições para participar do TecnoCampo 2009 podem ser feitas gratuitamente no local do evento. Mais informações no www.fundacaomt.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet