Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Produção de feijão e arroz cresce, apesar do clima

A produção nacional de grãos continua sofrendo os efeitos do clima, especialmente da estiagem registrada desde novembro no Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul do país. É o que mostra o resultado do quinto levantamento da safra 2008/09, estimada pela Conab nesta quinta-feira (5) em 134,6 milhões de toneladas. O número representa uma redução de 6,5% em relação ao ciclo anterior (144,1 milhões t) e de 1,7% sobre a pesquisa de janeiro (137 milhões t).


As culturas que mais sofreram com os impactos climáticos até agora são o milho total, com 14,2% a menos (58,6 milhões para 50,3 milhões t) e a soja, com queda de 4,7% (60 milhões para 57,2 milhões de t). “Apesar da diminuição, a produção atual é a segunda maior da história e se mantém em um patamar confortável, não comprometendo o abastecimento interno”, adianta o presidente da estatal, Wagner Rossi.

Por outro lado, as lavouras de feijão e arroz registram crescimento. O feijão total subiu 1,9% (3,521 mil para 3,588 mil t) e o cereal 2,5% (12 mil para 12,356 mil t). Os motivos são os preços atrativos da leguminosa praticados na época de plantio e o cultivo da maior parte do arroz em áreas irrigadas, que é menos susceptível às mudanças climáticas. Uma pequena redução da lavoura foi detectada no litoral catarinense, por causa do excesso de chuva nos últimos dois meses.

No que se refere à colheita na região Centro-Sul, que detém maior volume produtivo, a soja, o arroz e o milho primeira safra estão no início do processo, que segue até o mês de abril. Já o feijão primeira safra está totalmente colhido em São Paulo e em fase adiantada nos demais estados. O algodão começa a ser colhido em março e vai até setembro.

Área – A área total plantada também cresceu 0,9% sobre os números do ciclo passado, saindo de 47,4 milhões de hectares para 47,8 milhões de ha. A expansão ocorre, principalmente, nas lavouras de trigo, feijão, soja e arroz. Já as áreas de algodão e milho primeira safra encolheram 20% e 3%, respectivamente.

Esta edição da pesquisa foi realizada por 52 técnicos da estatal, no período de 19 a 23 de janeiro, junto a representantes de entidades rurais públicas e privadas no Centro-Sul e nos estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Rondônia e Tocantins.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet