Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Agricultor pagará menos por glifosato importado da China

Em caráter definitivo, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu, nessa terça-feira (3), a alíquota antidumping aplicada sobre as importações brasileiras de glifosato da China. A sobretaxa caiu de 2,9% para 2,1% e a decisão poderá vigorar até cinco anos. O glifosato é muito usado na agricultura brasileira, como matéria-prima na fabricação de defensivos. A medida beneficia agricultores, que pagarão menos pelo produto chinês.


Entre 2003 e 2008, a Camex aplicou antidumping de 35,8% sobre importações de glifosato chinês. Em fevereiro do ano passado, durante o processo de investigação, o órgão reduziu, temporariamente, a sobretaxa para 11,7%. Em julho de 2008, devido à correção de dados, houve novo ajuste para 2,9%.

O Grupo Técnico de Defesa Comercial (GTDC) analisou o caso, em 2008, e decidiu encerrar a investigação, prorrogando o direito antidumping por até cinco anos. A decisão contempla as importações brasileiras de glifosato (N-fosfonometil glicina), em suas diferentes formas (ácido, sais e formulado) e graus de concentração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet