Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócios

Relatório aponta atraso na colheita de soja por excesso de chuva em MT

O relatório semanal divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea) revela que o excesso de chuvas no Estado provocou a queda a queda na colheita e aponta que foram colhidos apenas 5,4% de soja em Mato Grosso, representando 133 mil hectares.


A estimativa de queda era de 1,1% em relação a área plantada da última safra. No entanto, caiu apenas para 0,4% no Estado, conformeo relatório que foi  divulgado na última sexta-feira (30) pela instituição. Além da chuva ter provocado o atraso na colheita em algumas áreas, os produtores também sofreram com a estiagem  e já prevêem perdas na lavoura pela ausência de chuva em outras regiões do Estado.

De acordo com os dados, o Médio-Norte foi a região que  obteve a maior colheita, com mais de 134 mil ha nesta semana. Em percentual ainda falta mais de 94% da sua área para ser colhido. Na última safra, 2008/2008, foram colhidos 304 mil ha.


O relatório aponta ainda que os maiores índices de redução estão no Centro-Sul, com queda de 35 hectares e no Noroeste do  com mais de 26 hectares.


Dos 72 municípios de Mato Grosso que cultivaram soja na safra 2008/2009, cerca de 15 já iniciaram a colheita. Números preliminares do IMEA indicam que Lucas do Rio Verde e Sapezal são os que estão mais adiantados. Lá, a colheita  foi concluida  em cerca de dois por cento da área plantada.

De acordo com último levantamento, a produtividade esperada para Mato Grosso é de três toneladas por hectare, ou cerca de 50 sacas. Na safra passada, o rendimento registrado pela entidade foi de 3.022 ton, ou 52,4 sacas por hectares. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet