Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Secretaria de Justiça e Segurança só vai utilizar carros de locadoras

No próximo dia 31, será realizada licitação para locação de veículos para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Sejusp. A partir do novo contrato, toda a frota da secretaria estará dentro do sistema de locação, e os veículos próprios do governo serão recolhidos. O secretário de Administração do Estado, Geraldo De Vitto, diz que serão locados mais mil veículos para a Sejusp. Hoje existem cerca 700 carros já alugados e mais um número equivalente de carros próprios, estes espalhados pelo interior do Estado.


Segundo o secretário, o sistema de locação de veículos é muito mais vantajoso que a aquisição de carros novos, tanto em questões práticas quanto econômicas. A manutenção é um dos principais problemas. Quando um carro apresenta problemas, ele fica parado, vai para o conserto e, esse processo gera custos altos de manutenção, além de vulnerabilidade do carro e a perda temporária da utilidade do veículo nas ruas. “Com a locação, nós não temos prejuízo de carro parado”, diz De Vitto.

Sobre a viabilidade econômica, De Vitto explica que só o orçamento de manutenção de 2008 é equivalente a toda a locação de carros em um ano. Além disso, ressalta que quando um veículo dá problema, a empresa de locação simplesmente efetua uma troca, o que deixa todo o número da frota sempre ativa.

Quanto aos números exatos da economia do Estado com a mudança para esse sistema de locação de veículos, ainda não existem cálculos exatos, mas o secretário afirma é uma grande economia.


Placas de fora

No mês passado surgiram denúncias sobre veículos do governo com placas de outros estados, o que significa carros circulando por aqui e pagando impostos a outro lugar. A alegação do governo do Estado é que foi feita uma contratação emergencial para o carnaval, por isso as placas de fora.

Geraldo De Vitto explica que foram solicitados 22 carros para auxiliar nas operações de carnaval. No entanto, a empresa de locação, devido à urgência do pedido, conseguiu enviar apenas carros de outros lugares. “A partir daí ela (a empresa) tem um prazo máximo de 90 dias para trocar todas as placas”, diz o secretário.

Ele afirma que esse processo já teve início e alguns veículos já tiveram suas placas trocadas. Outros veículos, que já estão em tempo de troca, serão recolhidos e a empresa irá repor com carros novos, dentro do mesmo prazo de 90 dias.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet