Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Imeq fiscaliza mangueiras de GLP

A fiscalização de produtos que possui certificado compulsório, faz parte da atuação de trabalho do Instituto de Metrologia de Mato Grosso (Imeq-MT), vinculado a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Tem a finalidade de garantir a qualidade nos produtos consumidos pela população como botijões, mangueiras e reguladores de gás, popularmente conhecido como ‘registro’.


Na segunda-feira (23.03) o Imeq visitou alguns estabelecimentos com o objetivo de verificar denúncias recebidas de um comerciante de que estão sendo vendidas mangueiras de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) para uso doméstico, mas elas estão irregulares. A fiscalização começou no Centro de Cuiabá e vai até sexta-feira (27.03).

As mangueiras e reguladores que não ostentam identificação de certificação do fabricante de maneira adequada podem colocar em risco a segurança do cidadão, além de gerar danos ao meio ambiente, devido possuir características de produto inflamável, o GLP.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Produtos, Bento Francisco Gomes Bezerra as denúncias são pontos positivos para o Imetro. “Elas representam a necessidade da população. Ao nos informar o produto e o local em que devemos fazer a fiscalização facilitam o nosso trabalho que é defender o consumidor e promover a justa concorrência entre comércios e indústrias”, frisou Bezerra.

Segundo orientações de técnicos do Imeq, é importante que o consumidor fique atento quando comprar mangueira verificando se possui a marca de certificação da conformidade do produto.

A mangueira utilizada para gás de fogão doméstico deve ser feita de malha trançada incolor (PVC) e ter uma faixa amarela contendo a marca de certificação, o prazo de validade e o nome e marca do fabricante.

Verificar a data de validade do produto no ato da compra e substituir a mangueira quando vencer o prazo (de cinco anos após data de fabricação) são medidas importantes para minimizar os riscos de acidentes.

Lembre-se: a mangueira não pode ser comercializada em rolo e sim em comprimento nominal de 0,80 a 1,25 metros e todas as informações devem estar em língua portuguesa, permanentes e visíveis ao consumidor.

O comércio que não cumpre as normas e regulamento é multado e os produtos irregulares são retirados de comercialização. E para aqueles que não possuem as notas fiscais, a nota tem que concretizar o produto, responderão pelos produtos encontrados em seu estabelecimento.

Dicas e recomendações importantes

Não utilizar outro tipo de mangueira para essa finalidade; não passá-la atrás do forno; não emendar a mangueira.

Verificar a data de validade no ato da compra e substituir a mangueira quando vencer o prazo.

Para sua segurança, o comprimento da mangueira não deve ser maior que 80 cm.

Não deixe a mangueira encostar no fogão. O aquecimento poderá derretê-la em alguma parte, causando vazamento de gás.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet