Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Yahoo lança ferramenta de busca similar à desprezada pelo Google

O Yahoo está procurando ouro em águas que o Google já abandonou.


A empresa anunciou em seu blog nesta quarta-feira que está testando uma nova ferramenta para ajudar as pessoas a organizar melhor a riqueza de informações recebidas em suas pesquisas na Web.

O Search Pad é um conceito semelhante ao do Google Notebook, um produto cujo desenvolvimento a líder de buscas na Web resolveu suspender no mês passado.

Mas o fato de que o Google tenha jogado a toalha com relação a um produto não significa que o Yahoo esteja desperdiçando seu tempo, dizem alguns analistas.

As empresas têm posições diferentes em termos de finanças e competição, e isso significa que algo que não funciona para uma delas pode fazer sentido para a outra.

O Google, que controla cerca de 63 por cento do mercado de buscas dos Estados Unidos, está avaliando com atenção as suas despesas operacionais, a fim de preservar sua margem operacional em uma economia que está em desaceleração, e isso inclui uma série de projetos não essenciais que a empresa tradicionalmente promove.

O Yahoo, cuja receita cresceu em três por cento em 2008, para 7,2 bilhões de dólares, tem forte necessidade de uma nova estratégia de crescimento, dizem os analistas.

Os investidores podem tolerar mais os projetos que colocam pressão sobre as margens de lucros no Yahoo caso exista uma chance de retorno, disse Sandeep Aggarwal, analista da Collins Stewart, falando em termos gerais e não especificamente sobre o Search Pad.

"O Yahoo não pode desistir de tentar outros projetos", ele afirma.

A empresa, que recentemente contratou Carol Bartz como presidente-executiva, com a missão de reverter seus problemas, está em "fase de transformação" depois de rejeitar uma oferta de aquisição de 47,5 bilhões de dólares apresentada pela Microsoft no ano passado e de ver um acordo de publicidade com o Google ser rejeitado devido à pressão das autoridades antitruste.

O Search Pad já estava em desenvolvimento antes da chegada de Bartz, disse Tom Chi, diretor de administração de produtos do Yahoo.

O produto deriva da percepção de que os usuários empregam serviços de busca não apenas para encontrar links que os levem a sites específicos, mas para conduzir pesquisas sobre muitas atividades, da compra de carros a informações sobre doenças.

O produto detecta quando a pessoa parece estar pesquisando um tópico específico e se oferece para catalogar os resultados em uma janela especial na página de buscas do Yahoo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet