Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Para astrônomo, observatório no Chile é como videogame

Trabalhando no Chile, o astrônomo Luciano Fraga, 32, troca a noite pelo dia para comandar as observações no Soar, que tem o Brasil como investidor majoritário. Diferentemente de astrônomos mais "românticos", ele não faz questão de trabalhar junto do telescópio. Para Fraga, manipular um dos maiores observatórios do mundo é como jogar videogame. Ele faz tudo desde uma estação de trabalho em sua casa, numa colina na cidade de La Serena, no litoral do Chile.


Não que estar ao lado da praia traga vantagem recreativa. Por causa da água gelada, em um ano e sete meses Fraga entrou no mar apenas um dia. Mas ele não dispensa um farto risoto de frutos do mar.

No Soar, Fraga é um astrônomo residente. Na prática ele e a mulher vivem no Chile com uma bolsa de pós-doutorado do CNPq. Além de fazer suas próprias pesquisas, o cientista também tem a árdua e complexa tarefa de fazer observações para outros projetos, de pesquisadores que estão no Brasil.

O astrônomo trabalha seguindo procedimentos rígidos, atendendo a uma lista de pesquisas de pessoas do Brasil. De acordo com o tempo que ele terá em dada noite diante do controle do Soar, ele escolhe quais observações vai fazer. A quantidade de nuvens no céu também influi na decisão. A conversa entre operador e o autor do projeto, quando ocorre, é via internet. Depois de feitas as observações, os dados são transmitidos direto para o Brasil.

Fraga, que na verdade queria ter se especializado em computação na Universidade Federal de Santa Catarina --ele é de Porto Alegre, mas cresceu em Florianópolis--, acabou caindo por acaso na astronomia. E agora não quer mais sair.

Além de gostar de La Serena --por causa da tranquilidade-- não quer deixar de escapar a oportunidade de mexer em "brinquedinhos" maiores ainda. Um nova era de telescópios com espelhos de até 40 metros deve começar para valer em cinco ou seis anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet