Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura realiza palestra sobre o Vale Água no MP

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e, em parceria com o Ministério Público estadual realizou ontem (12-02), a noite, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, no centro político administrativo uma palestra sobre “O Lixo e seus Desafios - Vale Água”, cuja palestra foi proferida pelo diretor do Centro de Capacitação e Reciclagem, da ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Antônio Carlos Cabral do Amaral.


A proposta de transformar em economia o que era apenas lixo e sinônimo de poluição ambiental vai beneficiar milhares de pessoas que vivem da coleta de lixo em Cuiabá, onde os produtos serão transformados em Vale Água. O bônus também poderá ser usado para quitar débitos anteriores com a Sanecap, informou a presidente da companhia – Eliana Rondon Lima. Tudo isso foi apresentado ao público presente por meio de vídeos educativos.

Os principais objetivos do Vale Água são beneficiar os clientes de baixa renda, estimular a reciclagem e diminuir o volume de lixo lançado no meio ambiente. "Além da economia na conta de água dos nossos consumidores, o programa retira das ruas grande parte do material que contaminaria a natureza por não ser biodegradável e que teria como destino o pantanal mato-grossense”, acrescentou Rondon.

Segundo o prefeito de Cuiabá Wilson, “agora com a ONG CEMPRE que tem revolucionado a nossa gestão, resolvemos tratar o lixo como prioridade da nossa gestão, que tem como objetivo principal mudar o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente”. “O Vale Água vai ajudar a despertar, nas comunidades atendidas, a atenção para os cuidados com o meio ambiente”.

Vale Água – o projeto consiste na troca de materiais reciclados por bônus na conta de água. Inicialmente serão trocados garrafas PET e latinhas de alumínio, mas, posteriormente, serão inseridos outros resíduos como papelão, vidro e óleo de cozinha. A população vai recolher os materiais e trocá-los nos postos de coletas, que serão montados pela Sanecap, em locais de fácil acesso da população. O trabalho será feito em parceria com a ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), que será responsável pelo intercâmbio entre a Sanecap e as indústrias de reciclagem.

Estiveram presentes no evento Dr. Paulo Roberto Jorge do Prado – Procurador Geral de Justiça, Dr. Gerson Barbosa – Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Ex-governador Frederico Carlos Soares Campos, atual diretor-administrativo e financeiro da Sanecap e demais diretores, professor Maurélio Menezes – secretário municipal de comunicação, secretários municipais, lideranças comunitárias, sociedade civil organizada, entre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet