Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Instituto Memória reedita “Mulheres Mato-grossenses e que Mulheres” , na semana da mulher

A Assembleia Legislativa convida a população para apreciar a exposição ‘Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres’- evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A mostra será aberta ao público no dia 5 de março, às 9 horas, e permanecerá até o dia 12.03 no saguão principal da Casa. O evento deve apresentar histórias e conquistas da classe feminina, tanto da atualidade quanto do passado. 


A exposição, que acontece ha treze anos, está com a programação mais ampla em 2009. Na busca de conscientizar as pessoas sobre a atuação da classe feminina em todas as esferas sociais, os temas vão retratar a ascensão econômica, política e social alcançada por elas. Também será abordada a biografia de mulheres atuantes que buscaram mecanismos para melhorar a qualidade de vida das mato-grossenses, entre elas Teresa de Benguela – militante que viveu no século XVIII e chefiou o quilombo Quariterê -e Serys Slhessarenko, primeira mulher senadora do Estado de Mato Grosso.

O evento está sendo realizado por iniciativa do Instituto Memória, secretariado pela servidora Ísis Catarina Brandão; Sala da Mulher, coordenada por Janete Riva e a deputada Chica Nunes (PSDB). Os últimos detalhes sobre o evento serão discutidos em uma reunião, que será realizada na próxima quarta-feira (18/02), às 8 horas, na Sala da Mulher.

De acordo com Ísis Catarina, representantes da sociedade irão discutir questões que envolvem a diferenças de gêneros – a desigualdade entre homem e mulher. “Nessa reunião nós pretendemos fazer uma agenda única, em que possamos casar as informações. A partir daí participaremos de todos os debates em defesa dos direitos da mulher que ocorrerem na Capital”, explicou a coordenadora do Instituto Memória, ao acrescentar que a exposição ‘Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres cresce a cada ano.

ísis Catarina ainda destacou que o principal foco da realização do evento é mostrar que a mulher está presente em todos os seguimentos da sociedade, seja ela líder do lar, empresária de renome ou servidora pública exemplar. “A mulher conquista seu espaço não porque enxerga uma questão de gênero, uma batalha, uma meta a ser conquistada, mas porque tem consciência que faz parte de uma única sociedade, formada por dois gêneros”, avaliou.

Para a reunião do dia 18 estão confirmadas as seguintes presenças de Rosa Ravache, do Instituto Usina (ONG); Ana Lucia Ricarte, da OAB; Ana Moreira e Vanessa Jacarandá, da Secretaria Estadual de Cultura; Marilice Corona, presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, e a professora Jaci Proença, que inclusive será homenageada por ter sido a primeira negra mato-grossense a assumir a Prefeitura de Cuiabá. A cerimônia direcionada a professora Jacy será no dia dois de março, onde haverá também o descerramento de placa da nova diretoria da Sala da Mulher.

Juntamente com a exposição, a Assembléia Legislativa irá promover uma exposição de artesanato e artes plásticas, requerida pela deputada Chica Nunes. A parlamentar ainda realizará uma sessão especial para as mulheres no dia 5 de março, a partir das 15, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Histórico 08 de Março - Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o (8) de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa. A partir daí, essa data, o dia passou a ser celebrado no mundo inteiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet