Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Termo de Cooperação viabiliza transporte de produtos às creches

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), prorrogou nessa quarta-feira (11), o Termo de Cooperação Técnica da cessão de caminhão, combustível e motorista à Associação dos Moradores e pequenos produtores da Fazenda Santo Antonio da Fartura, no município de Campo Verde (110 km distante da Capital). Inicialmente, o contrato foi firmado para o período de seis meses, de 04 de fevereiro a 04 de agosto de 2009, podendo ser renovado.


O Termo de Cooperação Técnica foi firmado em junho de 2008 entre o governo do Estado e a Associação, e na ocasião, foi assinado pelo secretário Neldo Egon Wierich e o presidente da associação, João Romão Oliveira dos Santos, observando os critérios de oportunidade e conveniência da Seder. O pedido tem que ser solicitado por escrito 30 dias antes do término deste documento de permissão de bem público.

Os pequenos produtores da Fazenda Santo Antonio da Fartura são responsáveis pela produção das verduras e frutas compradas pela Companhia Nacional de Abastecimento, (Conab), que atende a 33 creches associadas em Cuiabá, que juntas beneficiam 4.300 crianças e famílias carentes assistidas por 25 entidades filantrópicas da Capital.

Segundo a vice-presidente da Associação das Creches, Leila Francisca da Silva, todas as segundas-feiras os caminhões chegam com os produtos fresquinhos e as terças-feiras fazem a entrega. “Com o apoio do governo do Estado no transporte dos alimentos é possível melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, completou.

A meta é que todos os produtos sejam 100% orgânicos, e que nesse ano, o caldo-de-cana e a rapadura também sejam entregues junto com as verduras e legumes. “Essa parceria dá credibilidade a nossa produção que chega direto ao consumidor oferecendo mais qualidade de vida às crianças e famílias”, garantiu João Romão.

Francielle Tonieli Capilé Guedes, da superintendência regional da Conab em Mato Grosso, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destaca a atuação aos 1.800 agricultores familiares em 42 municípios mato-grossenses, através de 38 associações e cooperativas compra de frutas, verduras e hortaliças. “Estimular as comunidades para que desenvolvam suas ações com a compra e doação simultânea desses alimentos garantindo a geração de emprego desses produtores, onde o agricultor entrega a mercadoria diretamente à instituição beneficiada”, disse.

Em Cuiabá a aquisição dos produtos dos agricultores familiares é feita pela Conab diretamente da agricultura familiar e depois doadas. "Nós temos a responsabilidade do transporte com o objetivo de diminuir o prazo de entrega ao consumidor, fortalecendo o produtor a plantar com tranqüilidade, “conclui Neldo Egon, secretário de Estado e Desenvolvimento Rural.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura do termo, Jader Moraes, Luiz Gonzaga, Vanesa Alves de Moraes, Rafaela Maria de Araújo, Eneida Maria Fonseca e Carlos Moraes Delgado entre representantes de creches e obras sociais beneficiadas pelo programa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet