Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Carnaval começa nesta segunda-feira

O carnaval está chegando e com ele as dúvidas dos produtos consumidos nesta época. Será que a bebida está dentro das normas do fabricante? E os preservativos são compatíveis com as informações contidas na embalagem? Estes são alguns produtos que a partir da próxima segunda-feira (09.02) passam a ser analisados pelo Instituto de Metrologia de Qualidade (Imeq-MT), que é vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), na Operação de Carnaval.


A operação durará uma semana na Grande Cuiabá. Entre os produtos, o alvo são as bebidas em geral, o gelo, os extintores e principalmente os preservativos. No caso dos preservativos, a análise será na hora. As embalagens serão conferidas para ver se contêm todas as informações do fabricante. Em caso de não estarem compatíveis ou apresentarem qualquer índice de falsificação serão recolhidas e encaminhadas para o laboratório do Imeq, em Cuiabá, para análise mais detalhada.

“A empresa que está comercializando será notificada, responderá pelo produto e deve apresentar nota fiscal do fornecedor para fazermos toda a cadeia, ou seja, rastrearmos o produto. Na ausência da Nota Fiscal, o comerciante responderá pelas conseqüências, podendo ser penalizado”, informou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador de fiscalização do Imeq. Bento considera que os preservativos hoje devem ter segurança. “Já imaginou o resultado de preservativos falsificados?”, questionou.

Outro foco da Operação de Carnaval serão os extintores, especificamente as empresas que dão manutenção e os pontos de vendas. De acordo com o resultado é possível, segundo o coordenador de fiscalização, saber a situação dos extintores que estão nos locais de concentração pública, como os clubes. “O resultado vai dar balizamento de como está o produto. Se o índice for considerado alto, fora do padrão aceitável, vamos reforçar a campanha fiscalizando também os estabelecimentos”, adiantou o coordenador.

Como em época de festas o consumo de águas, gelos e bebidas é mais alto em consideração às demais épocas do ano, principalmente como o Carnaval, a atenção também se volta para estes produtos. Não são apenas os foliões, as igrejas também realizam programação no período e adquirem quantidade maior de água, gelo e refrigerantes.

“A vigilância do Imeq em relação aos produtos e a comercialização visa proteger o consumidor e a justa concorrência. Sabemos que a maioria dos comerciantes estabelecidos trabalham corretamente e são responsáveis, mas não podemos deixar tanto o consumidor como estes, a mercê de aventureiros que estão apenas preocupados em aumentar seu lucro em período de grande potencial de vendas”, lembrou Jair Durigon, diretor presidente do Imeq-MT.

De acordo com a equipe de fiscalização, a operação de Carnaval de 2008 apresentou índice alto de reprovação em alguns itens.
“Muitos alegaram nunca terem sido fiscalizados. Foram autuados, espera-se que fizeram as adequações”, ponderou o coordenador da fiscalização.

A Operação Carnaval acontece entre os dias 09 e 13 de fevereiro, pouco antes do período carnavalesco para tirar de circulação os produtos que não servem, garantindo maior segurança da população.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet