Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Acidente aéreo na Amazônia deixa 24 mortos e 4 sobreviventes

Autoridades brasileiras recuperaram os corpos de 24 pessoas que viajavam no avião de uma empresa de táxi aéreo que caiu no sábado em um rio na Amazônia com 28 a bordo, das quais quatro sobreviveram, disseram hoje fontes oficiais.


O aparelho, um EMB-110 Bandeirante da empresa Manaus Aerotaxi, caiu na tarde de ontem no rio Manacupuru, afluente do Amazonas, quando fazia um voo fretado com 26 passageiros e dois tripulantes entre o município de Coari e Manaus.

O Corpo de Bombeiros encerrou hoje os trabalhos de busca por sobreviventes do acidente, após constatar que as informações de um ribeirinho de que uma vítima teria sido levada pela correnteza do rio erram errôneas.

As autoridades temem que, além das más condições meteorológicas, tenha influído no acidente um incomum excesso de passageiros, pois a empresa disse inicialmente que o avião levaria 20 pessoas, oito a menos que as que estavam a bordo.

"Houve algum excesso porque a empresa declarou 20 passageiros e havia 28 no voo", disse o coronel Roberto Rocha, da Defesa Civil.

A empresa proprietária da aeronave assinalou inicialmente que alguns passageiros levavam crianças de colo que não tinham sido contabilizadas na lista de viajantes.

Em comunicado emitido posteriormente, a Manaus Aerotaxi lamentou o acidente, que diz que ocorreu "por razões ainda desconhecidas", e assinalou que quatro pessoas foram resgatadas com vida.

O modelo EMB-110 Bandeirante, fabricado pela Embraer, geralmente transporta entre 15 e 21 passageiros.

Entre as vítimas da tragédia está a secretária de saúde do município de Coari, Joelma Gomes de Aguiar, segundo a Defesa Civil.

Os corpos foram identificados no Instituto de Medicina Legal de Manaus e 22 deles foram enviados imediatamente a Coari.

Segundo autoridades aeronáuticas, o piloto do turboélice se comunicou com a torre de controle do aeroporto de Manaus para informar que enfrentava uma forte chuva e um problema técnico e que tentaria uma aterrissagem na região.

Minutos depois dessa comunicação, a torre de controle perdeu contato com a aeronave, cujo piloto aparentemente tentou fazer uma aterrissagem de emergência em uma pista abandonada da aldeia de Santo Antonio, pertencente ao município de Manacapuru, a 80 quilômetros de Manaus.

No entanto, o aparelho caiu no rio, de onde o serviço de resgate conseguiu recuperar com vida Ana Lúcia Reis, de 43 anos; Brenda Dias Moraes, de 21; Eric Evangelista da Costa, de 23, e Yan da Costa Liberal, de 9 anos.

Todos os sobreviventes viajavam na parte traseira do avião, disseram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Moraes contou que quando o avião caiu na água conseguiu abrir a porta traseira e sair da aeronave com as outras três pessoas que sobreviveram, antes de ele afundar.

Uma das sobreviventes explicou às autoridades que um dos motores falhou em pleno voo, por isso o piloto tentou fazer uma aterrissagem de emergência, mas caiu a 500 metros da cabeceira da pista.

A aeronáutica anunciou o envio de três investigadores à região para apurar as causas do acidente.

Os socorristas conseguiram prender o avião a uma árvore para evitar que ele afunde e tentarão fazê-lo flutuar assim que os mergulhadores do Corpo de Bombeiros deem por concluídas os trabalhos de resgate.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet